Brasileiros desafiam crise na Hannover Messe 2009

Foto: Hannover Messe

Feira foi aberta com passeio da chanceler alemã Angela Merkel. Expositores brasileiros fecharam contatos importantes já nas primeiras horas do evento.


A maior feira industrial do planeta abriu as portas em clima de confiança, apesar dos tempos difíceis. ”Talvez a Feira de Hannover seja um sinal claro de que o pior está passando", disse a líder alemã Angela Merkel durante o tradicional passeio inaugural pelos pavilhões de exposição no primeiro dia do evento. Este ano, 6.150 empresas de 61 países estão presentes em Hannover, quantidade sensivelmente maior que na última edição e quase tão grande quanto em 2007.

Esse otimismo vem sendo compartilhado pela maioria dos expositores brasileiros presentes. Para o presidente da FIERGS e do Sebrae/RS, Paulo Fernandes Tigre, a participação brasileira representa um desafio. “A crise sempre traz dificuldades, mas traz oportunidades de se criar, buscar novas oportunidades e tecnologias e o momento é de abrir possibilidades”. Tigre lidera uma missão de cerca de 100 empresários de 12 estados brasileiros, que vieram a Hannover fazer prospecção de novos negócios.

Bons resultados, logo de início
Representantes brasileiros afirmaram que bons resultados apareceram logo nos instantes iniciais da exposição. “Nossas primeiras duas horas de feira já justificaram todo o investimento da viagem”, afirmou Aderbal F. Lima, diretor executivo da Novus, empresa sediada em Porto Alegre, especializada em instrumentos eletrônicos de medição e controle para laboratórios e indústrias. “Conseguimos fechar contatos com importantes distribuidores”, disse.

O estande da Novus recebeu, logo nas primeiras horas, a visita de executivos de países como a Irlanda, Eslovênia, Rússia e Egito, mercados estratégicos para a companhia. “Esse tipo de contato não se consegue por internet ou por e-mail. É preciso comparecer a Hannover”, acrescenta o empresário.

A companhia vem pela décima segunda vez a Hannover. “Esta continuidade e persistência da nossa participação aqui nos permitiu conquistar distribuidores em 50 paises, em todos continentes”, ressalta.

Hannover Messe
Evento líder mundial para tecnologias industriais, a Feira Industrial de Hannover acontece de 20 a 24 de abril, na Alemanha e tem, nesta edição, a República da Coréia como parceiro oficial, que traz 210 expositores.

Neste ano, o foco está em eficiência energética e em soluções econômicas e sustentáveis para um mercado que demanda produtos eficientes e inovadores. O Brasil participa com três estandes coletivos, totalizando mais de 400m² de exposição, sob a organização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Hannover Fairs do Brasil, representante exclusiva da feira no país.

Leia mais sobre a Feira de Hannover no site oficial do evento.

Tópicos: