Romi inicia operação em nova fundição

Foto: Divulgação

A Indústrias Romi acaba de iniciar a operação em sua nova fundição, situada na cidade de Santa Bárbara d´Oeste, a 130 quilômetros de São Paulo. Esta é a primeira fase de produção, concluindo a etapa que lhe dá capacidade para fundir 10 mil toneladas de peças de ferro por ano. Como isso, a capacidade total da Romi passa a ser de 50 mil toneladas de fundidos anuais.

“O objetivo do projeto é fornecer para o mercado interno e externo peças de grande porte, de até 35 toneladas acabadas, visando uma maior penetração nos setores de infra-estrutura, como geração de energia, óleo e gás, indústria naval, automotivo pesado, bens de capital, entre outros”, diz o diretor-presidente da Romi, Livaldo Aguiar dos Santos.

A fundição produzirá peças em ferro fundido cinzento e nodular, que podem ser fornecidas aos clientes brutas ou usinadas. A área construída da nova unidade é de 13.700 m2, de um total de 27.000 m2 a serem edificados até o final do projeto.

A produção conta com dois fornos, com capacidade para até 27 toneladas de carga (carga nominal de 22t) cada e potência instalada de 6,1 MW. Quando atingir a capacidade máxima de produção desta fase, a nova fundição deve empregar mais 150 pessoas, que se somarão aos 570 funcionários atuais.

O processo de moldagem utilizado é o de cura a frio, adequado a peças de grande porte, contando com linha de moldagem manual, composta por misturadores contínuos de areia com capacidade para preenchimento de moldes/machos que variam de 20 a 60 toneladas/hora.

O valor total do investimento na nova fundição é de cerca de R$ 110 milhões, dos quais já foram aportados R$ 60 milhões. Quando toda a unidade estiver concluída, a capacidade instalada da Romi será de 80 mil toneladas de fundidos por ano.

A unidade de fundidos e usinados da Romi já havia sido ampliada no início de 2006, para 40.000 toneladas por ano. No ano passado, conquistou a certificação ISO/TS 16949:2002, que a capacita a fornecer peças diretamente para as montadoras de automóveis e caminhões, e detém ainda as certificações ISO 14.001 e ISO 9001.

Leia mais sobre a Romi aqui.

Tópicos: