Empresas de SC fazem parceria para atender NF-e

Foto: Divulgação

Desde o ano passado, diversos segmentos de empresas, especialmente indústrias, estão tendo que se adaptar à nota fiscal eletrônica, uma nova realidade tributária que inclui emissão, recebimento e transporte de notas fiscais. Para atender a essa nova necessidade, duas empresas de tecnologia catarinenses, com atividades complementares, desenvolveram uma parceria no começo deste ano: A DF-e Tecnologia, de Florianópolis, e a Diativa Informática, de Blumenau.

A Diativa desenvolve soluções de software voltadas para o EDI (troca eletrônica de documentos), integrando processos entre empresas. Já a DF-e insere nesse sistema os processos de documentos fiscais eletrônicos, nas suas mais diversas operações.

O principal foco dessa união é atender aos processos EDI das mais diversas empresas ligadas à cadeia de suprimentos do setor automotivo, já que a Diativa é uma softwarehouse homologada pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e pelo Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

A parceria com a DF-e fará com que a esses sistemas sejam incorporados em todos os processos para emissão de nota fiscal eletrônica. Para isso, a DF-e e a Diativa possuem soluções e assistência técnica especializadas.

“Se, por um lado, existe uma empresa que emite nota fiscal eletrônica, por outro, existem várias empresas que recebem as NF-e de seus fornecedores. E a nossa parceria prevê todas as etapas de emissão e recebimento de notas eletrônicas”, afirma Luiz Boal, executivo da DF-e.

"Queremos que, com a parceria com a DF-e, nossas soluções sejam vistas como sendo o melhor custo-benefício e a melhor confiabilidade, pois somos duas empresas experientes e competentes, com profissionais altamente qualificados”, acrescenta Roberto C. Tolardo, diretor da Diativa. O primeiro cliente fruto da parceria é a Metisa - Metalúrgica Timboense, da cidade catarinense de Timbó, no Vale do Itajaí. Outras implantações já estão em curso.