Europa testa caminhão híbrido

Foto: Iveco

O primeiro caminhão híbrido diesel-elétrico de baixas emissões de carbono a operar em ambiente urbano na Europa será um Iveco EuroCargo, a serviço da Coca-Cola. O veículo protótipo foi entregue na última semana de março a Hubert Patricot, presidente da Coca-Cola Enterprises na Europa, por Franco Miniero, Vice-Presidente Sênior de Vendas e Marketing da Iveco SpA, empresa do Grupo Fiat.

A Coca-Cola é parceira da Iveco no projeto que vai verificar a viabilidade da utilização da tecnologia híbrida para caminhões comerciais. O veículo será utilizado para entregar produtos da Coca-Cola em Bruxelas até o final de julho.

“A Iveco faz grandes investimentos pela sustentabilidade ambiental e social e nossa companhia é líder neste campo, bem consciente de seu papel ecológico. Inovação é a chave para encontrar novas soluções de transporte sustentáveis e gerar lucro para nossos acionistas de forma responsável”, disse Franco Miniero.

A Iveco, que já comercializou na Europa ônibus híbridos, inicia testes de campo com um produto com trem de força híbrido diesel-elétrico. Com esta tecnologia, espera-se diminuir as emissões de CO2 em até 30%, dependendo do tipo de utilização do veículo.

Sobre o piloto híbrido: O caminhão híbrido da Iveco seguirá uma rota de entrega específica em Bruxelas por quatro meses. Esta rota tem 20 quilômetros de extensão e serve diferentes clientes no ocupado centro de Bruxelas. O novo EuroCargo híbrido torna possível o trabalho de distribuição e coleta de bens em cidades com uma economia de combustível de até 30%, comparado aos veículos a diesel convencionais.

O motor é um Tector Euro V Diesel, de 4 cilindros, 16 válvulas e 160 cv (118kW), que trabalha em combinação com um motor gerador elétrico de 60 cv (44kW), uma caixa de câmbio automática de 6 velocidades e uma bateria de lítio e íon de capacidade estimada em 1.9kW. As partidas são feitas no modo elétrico, que também ajuda nas acelerações e subidas, ajudado pela função Stop & Start e freio regenerativo. 

Tópicos: