Tecpar e IBQP firmam cooperação para oferecer inovação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de melhor atender as necessidades das empresas paranaenses, um termo de cooperação técnica foi firmado entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

Como conseqüência, está a realização de um programa de desenvolvimento do empreendedorismo, da produtividade, da inovação gerencial, da formação e capacitação de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologias de gestão e prestação recíproca de serviços tecnológicos.

A idéia é somar esforços visando contribuir para o fortalecimento da cultura do empreendedorismo via incubação de empresas e da pesquisa sobre empreendedorismo, além de contribuir para o fortalecimento da cultura de responsabilidade social no Paraná e desenvolver plataforma de tecnologia da informação e comunicação, voltada para o desenvolvimento de competência nas MPE, utilizando educação à distância e outras ferramentas tecnológicas.

O documento foi firmado por Aldair Rizzi diretor-presidente do Tecpar, com o diretor-presidente do IBQP, Carlos Artur Passos, voltado para aumentar a competitividade das empresas paranaense, especialmente as micro e pequenas.

Para a execução desse termo de cooperação, haverá a fusão das competências dos dois lados, as tecnológicas do Tecpar com as gerenciais do IBQP, órgão que surgiu praticamente dentro do Tecpar, fruto de uma experiência exitosa de cooperação entre Brasil e Japão, nas áreas de metal-mecânica e eletro-eletrônica. O projeto inicial do IBQP foi desenvolvido pelo Tecpar.

O termo de cooperação prevê juntar os dois ativos para melhor atender as necessidades das empresas paranaenses. Haverá também um esforço grande conjunto para não atuar exclusivamente na região geográfica próxima às sedes dos dois institutos e sim em todo o Estado, observando as carências existentes nas regiões mais necessitadas do Paraná.

Tópicos: