Criação de Institutos de C&T será debatida

Fonte: Jornal da Ciência - 18/04/07

Tema será discutido hoje no MEC na reunião das diretorias do Consefet e da Capes

Hoje, dia 18, às 14h, no auditório do MEC, em Brasília, o deputado Ariosto Holanda (PSB-CE) vai expor o proposta de instalação em cada Estado de um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia junto ao Cefet, coordenado com uma rede de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT).

A proposta será tratada na reunião do Conselho dos Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Consefet) realizada em conjunto com a diretoria da Capes.

Ariosto Holanda é relator do projeto Capacitação Tecnológica da População na subcomissão de Educação Profissional presidida pelo deputado Alex Canziani (PTB-PR) na Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

O tema foi abordado no ano passado no Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara, com um diagnóstico do analfabetismo funcional que envolve 85 milhões de brasileiros (Ibope) e da realidade do ensino técnico e tecnológico.

Do estudo resultou o projeto Projeto de Lei 7394/06 que define critérios para aplicações de recursos do Fundo de Extensão da Educação Profissional (Feep), cuja criação propõe. Ariosto Holanda participou sexta-feira do encontro Educação e Tecnologia: Caminho para o Desenvolvimento Sustentável, em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. No evento, o diretor do Cefet-CE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, proferiu palestra sobre o tema História e Desafios da Educação Profissional.

Segundo Ariosto o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia terá as mesmas funções de uma Universidade, mas não terá o nome de Universidade. O ITA e o MIT, que são importantes centros de ensino, tecnologia e pesquisa no mundo - no Brasil e EUA, respectivamente - não têm a denominação de Universidade, compara.

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, anunciou que a unidade do Cefet em Maracanaú está em fase de conclusão. As aulas já começaram para um grupo que todo dia segue de ônibus para o Cefet em Fortaleza. O diretor do Cefet Maracanaú, Júlio César da Costa Silva, anunciou para julho ou agosto o início das aulas na unidade.