Prêmio ABCM-Embraer de Engenharia Mecânica

Foto: Divulgação

Podem candidatar-se aos Prêmios ABCM-EMBRAER nas categorias Mestrado e Doutorado os autores de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, respectivamente, defendidas e aprovadas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação credenciados pela CAPES.

Podem candidatar-se ao Prêmio ABCM-Melhor Projeto de Formatura os autores de projetos de formatura concluídos e aprovados no âmbito dos Cursos de Graduação habilitados pelo MEC.

Podem candidatar-se ao Prêmio ABCM-Yehan Numata os autores de trabalhos em nível de graduação (iniciação científica, monografia, projeto de formatura) na área de metrologia dimensional, desenvolvidos no âmbito dos Cursos de Graduação habilitados pelo MEC.

Cada trabalho somente poderá concorrer em uma categoria de Prêmio.

São aceitos trabalhos desenvolvidos em Programas do País de Pós-Graduação e Cursos de Graduação em Engenharia Mecânica e, também, em outras áreas afins, desde que o tema e o enfoque do trabalho tenha interseção com a Engenharia e as Ciências Mecânicas, como por exemplo nas áreas Aeroespacial, Civil, Materiais, Mecatrônica, Naval, Nuclear, Petróleo, etc.

Podem candidatar-se ao Prêmio ABCM-Yehan Numata os autores de monografias em metrologia dimensional e áreas correlatas, concluídas no âmbito dos Cursos de Graduação do País habilitados pelo MEC ou de Pós-Graduação credenciados pela CAPES.

Somente serão considerados para avaliação nas categorias de melhor tese, melhor dissertação e melhor projeto de formatura os trabalhos concluídos, defendidos e aprovados no período de 1° de Julho de 2008 a 30 de Junho de 2009.

A premiação referente à melhor monografia em metrologia dimensional ocorre apenas em anos ímpares, juntamente com a realização do COBEM. Não há restrição quanto ao período de realização do trabalho.

Envio dos Trabalhos
Os trabalhos deverão ser encaminhados à Secretaria da ABCM ([email protected]), em meio magnético (arquivo formato pdf) ou em CD ROM via correio (sede da ABCM), acompanhado dos seguintes documentos:
  • mensagem do autor submetendo o trabalho e especificando a categoria a que se candidata;
  • cópia da ata de defesa/apresentação (não se aplica às candidaturas ao Prêmio ABCM - Yehan Numata), certificando a aprovação do trabalho;
  • carta do orientador recomendando a submissão do trabalho ao prêmio.

Estes documentos deverão ser encaminhados em forma magnética (escaneados) por e-mail para [email protected] ou ainda gravada em CD - por correio - para ABCM-Secretaria Executiva, Av. Rio Branco, 124/ sala 1403-Centro-20040-001, Rio de Janeiro/RJ. O prazo limite para a submissão dos trabalhos (data da postagem) é 31 de Julho de 2009. A confirmação do recebimento dos trabalhos e da correspondente documentação será enviada aos autores, por e-mail, com três dias úteis do recebimento.

Prêmios-Categorias

Pesquisa em Engenharia Mecânica
  • Prêmio ABCM-EMBRAER, Categoria Mestrado
  • Prêmio ABCM-EMBRAER, Categoria Doutorado

Graduação em Engenharia Mecânica
  • Prêmio ABCM
Melhor Projeto de Formatura

  • Prêmio ABCM-Yehan Numata
Melhor Trabalho em Metrologia Dimensional

Datas Importantes
Recebimento dos trabalhos - até 31/07/09 (data de postagem)
Divulgação dos resultados - até 30/10/09

Tópicos: