Ibermática: "Estamos preocupados em fazer nosso trabalho"

Empresa afirma que serviços na área de TI são estratégicos na crise

Foto: Divulgação

A Ibermática, segunda maior empresa na área de TI da Espanha, é representada no Brasil pela Goitek, desde 2001. O grupo é focado no desenvolvimento de aplicações MES (Manufacturing Execution Systems). "Nossos planos são crescer nessa área" diz Alejandro Bravo, gerente internacional de vendas. "Não estamos preocupados com a crise, mas em fazer nosso trabalho", diz David Rosa, gerente da área comercial e ex-funcionário da Mapal, Krupp e MWM.

A empresa está se beneficiando do fato de que a crise ainda não atingiu (ou pelo menos tem sido bem menos rígida) com corporações da área de tecnologia de informação.

O principal produto da empresa é o software Olanet, um software modular que pode ser adaptado pelo usuário e se comunica com softwares ERP como o Oracle e o Dynamics. Como explica David, ele permite, além do gerenciamento da produção, a rastreabilidade de fatores que a afetam. "Em tempos de crise as empresas procuram reduzir os custos e ganhar maior competitividade, o Olanet permite o controle dos elementos da produção e a análise dos motivos para a falta de qualidade e do tempo perdido", explica Alejandro.



A idéia é que o produto permita às empresas criar estratégias comerciais e técnicas para atender melhor aos seus clientes e gerenciar melhor a relação com seus fornecedores.

A expectativa da Ibermática é de crescer este ano no Brasil. "O país é uma potência, a indústria, os clientes da área fabril, o mercado potencial é enorme", diz Alejandro.

Para David, uma das vantagens do produto é que ele não é desenhado para uma área especifica. Ele pode ser aplicado na indústria metalúrgica, mas é usado também nas áreas de automação, metalurgia, aeronáutica e alimentícia. Por isso a demanda pode continuar alta mesmo com algumas áreas desaquecidas.

O Grupo Ibermática foi criado na Espanha em 1973 e tem 3.500 colaboradores no mundo com faturamento superior a 300 milhões de euros. A Goitek, que tinha um escritório no centro de São Paulo está seguindo um fluxo comum nas empresas da área e vai se mudar para Jundiaí para ficar mais perto dos clientes.