Encontro da ASEC discute tecnologias sobre meio ambiente

Foto: Divulgação

Entre os dias 14 e 17 de abril, a Associação de Engenheiros da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (ASEC e CETESB) vão se reunir em um evento com palestras gratuitas, abertas a interessados - o 10° Encontro Técnico da ASEC. Serão expostos e discutidos os avanços tecnológicos e as formas de enfrentar problemas desenvolvidos e aprimorados pelos técnicos da CETESB e da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo.

A palestra que abre o evento será ministrada em inglês, com tradução consecutiva, por Carl Podella, vice-presidente executivo da área de pesquisa e desenvolvimento da ABC (Advanced BioCatalytics Corporation). Podella falará sobre a separação de processos bioquímicos na redução de lodo do esgoto.

Representando a Notox, Gustavo Lucchesi apresentará o tema biolubrificantes industriais. A engenheira da CETESB, Ligia Cristina Gonçalves de Siqueira, explica o tratamento biológico dos gases. Sobre veículos, Rui de Abrantes, da CETESB, fala sobre a emissão de aldeídos em veículo diesel. Quanto a veículos automotores leves, Vanderlei Borsari, gerente da CETESB, discutirá as emissões de gases do efeito estufa.

As palestras têm duração de 30 minutos cada uma; começam às 9h30 e terminam 12h30 com horário para lanche. À tarde, são oferecidas sessões de treinamentos. A cada dia há um tema: Proteção dos Recursos Naturais e Licenciamento Ambiental (dia 15), Gestão de áreas contaminadas (dia 16) e Atendimento a Emergências Químicas em Postos e Sistemas Retalhistas de Combustível (dia 17). Cada sessão custa R$ 150,00.

Paralelamente, ocorre uma feira ambiental e apresentação de posters.

Mais informações com Cristiane (11 3133-4020; 11 3815-0726), nos e-mails: [email protected], [email protected] e no site www.asec.com.br