Cursos de Conformação de Chapas em 2009


O curso de atualização de conformação de chapas (CACONF) oferece quatro oportunidades de atualização e especialização no tema neste ano. Os assuntos são “Corte, puncionamento e dobramento” e estampagem nos níveis básico, intermediário e avançado. O professor que ministra o curso é Paulo Victor Prestes Marcondes, coordenador do Laboratório de Conformação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Marcondes considera que há carência no mercado de engenheiros e técnicos que atuem na área de conformação mecânica de chapas. O professor considera que vale a pena investir na área também por que “apesar da atual crise mundial a indústria automotiva e metal mecânica brasileira continua crescendo”.

As aulas têm abordagem simplificada dos temas e apresentam casos reais de empresas como Renault, VW AUDI, Gestamp, Brandl, Brose, Auto Chassis, Magius e CSN.
   
Confira os assuntos de cada curso:
  • Curso Corte, Puncionamento e Dobramento - Data: 18/04/09
Efeitos da folga e do corte paralelo e oblíquo, recorte fino, as novas técnicas de puncionamento e influência da folga versus altura da rebarba obtida, perfuração em chapas grossas e os tipos de dobramento para correção do retorno elástico.

  • Curso Básico Estampagem -  Data: 19/04/09
Aspectos gerais da estampagem (trincas X rugas), ensaios de estampabilidade, efeitos das tensões residuais, curvas limite de conformação (avaliação via malha de círculos impressa), ferramentas flexíveis e novos aços em desenvolvimento.

  • Curso Intermediário Estampagem - Data: 25/05/09
Caracterização mecânica de chapa metálica, influência das propriedades mecânicas (R e n) e influência das variáveis de processo (prensa chapas, cordão esticador, forma da peça, lubrificação, velocidade e dimensão do blank), união de chapas.

  • Curso Avançado Estampagem - Data: 26/05/09
Aspectos da Metrologia (ISO) e projeto de ferramentas aplicado ao dimensionamento baseado na tolerância do produto, na folga e na tolerância de usinagem, metodologia em exemplo prático de simulação em estampagem (MEF) e programas de mercado.

Outras informações:
  •  R$ 900,00 por curso.
  • Apostila em preto e branco dos slides do curso e um CD com o material colorido incluso no preço.
  • 5 a 10% de desconto a partir de 2 ou 4 inscrições por empresa.
  • 12 vagas para profissionais e duas vagas gratuitas para alunos e servidores da UFPR.
  • Os cursos podem ser cancelados ou adiados em caso de inscrições abaixo do mínimo.

Ministrante: Prof. Paulo Victor Prestes Marcondes
Coordenador do Laboratório de Conformação da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Brasil e Universidade de Birmingham/Inglaterra
Pós-Doutor pelas Universidades da Califórnia em San Diego e Penn State / EUA e Deakin University/Austrália

Mais informações e inscrições:
Tel (41) 3524-7896 / (41) 9187-3504 (Sandra Marchi) e-mail: [email protected]

Tópicos: