Implantação de métodos de projeto no processo de desenvolvimento de produtos

Marcio Luiz Giacomin [email protected], Fernando Antonio Forcellini [email protected]

O uso de métodos, técnicas e ferramentas de apoio ao desenvolvimento de produtos tem sido umas das principais estratégias para a garantia das empresas no mercado cada vez mais competitivo e com consumidores mais exigentes em termos de custo, tempo de fornecimento e qualidade dos produtos. Porém, nota-se que, no cenário empresarial brasileiro, são poucas as empresas que desenvolvem seus produtos baseadas num Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) formalizado e sistematizado por métodos de apoio ao projeto, dentre os quais visam atender às necessidades dos clientes e às especificações de projeto.

Dessa forma, a presente pesquisa objetivou desenvolver um estudo exploratório com vistas a evidenciar aspectos problemáticos relativos à implantação de métodos e ferramentas de apoio ao PDP na indústria, cujo delineamento é mostrado na figura 1.



Tal estudo exploratório consistiu na realização de uma revisão bibliográfica, um estudo de campo e uma pesquisa-ação. Com a revisão bibliográfica, chegou-se a uma visão estruturada de estudos e conhecimentos relativos ao PDP, aos principais métodos de apoio ao desenvolvimento de produtos e aos aspectos relacionados à usabilidade e implantação desses métodos na indústria. O estudo de campo foi realizado em diversas empresas manufatureiras do ramo metal-mecânico de médio e grande porte onde identificaram-se generalidades sobre o PDP relacionadas às principais dificuldades no desenvolvimento de produtos, ao uso e a implantação de métodos de projeto nas empresas.

A pesquisa-ação foi desenvolvida em uma empresa manufatureira do ramo metal-mecânico de grande porte, onde visou identificar as práticas adotadas e as dificuldades para o desenvolvimento de produtos, além de propor melhorias no PDP dessa empresa com foco na implementação de métodos de apoio ao projeto. Os resultados destas pesquisas serviram de diretrizes para implantação dos métodos QFD e FMEA em uma empresa manufatureira de grande porte do ramo metal-mecânico. Em cada implantação foi elaborado um planejamento; executado um treinamento com os profissionais da empresa; realizada uma aplicação prática do método em um dos projetos da empresa; controlada a implantação do método através de avaliações dos profissionais e dos resultados obtidos; e, elaborado um plano de ação de melhoria à implantação.

Como principal produto da pesquisa chegou-se a criação de um conjunto de Princípios e Recomendações para implantação de métodos de projeto na indústria, onde se caracterizaram segundo a seleção do método adequado, ao planejamento, execução, controle e ações de melhorias na implantação, conforme mostrado na figura 2.




A seleção do método adequado através da avaliação comparativa do PDP da empresa com o Modelo de Referência de PDP demonstrou ser de grande utilidade na definição do(s) método(s) de projeto mais importante(s) a ser implantado numa empresa segundo a real necessidade de melhoria do seu PDP. Tal seleção compreende explorar e avaliar o nível de desenvolvimento das atividades do PDP da empresa, chegando, assim, segundo as deficiências apresentadas no PDP, aos métodos mais prioritários a serem implantados.

É importante salientar que o maior cuidado não está somente em selecionar o método de projeto mais adequado à empresa, segundo sua atual situação ou necessidade de melhoria do PDP, mas, principalmente, em desenvolver o potencial do método na estrutura atual da empresa, sem perder o foco, a meta e o objetivo principal do referido método. Dessa forma, faz-se necessário efetuar um planejamento da implantação, o qual deve contemplar a definição de premissas para implantação, o modelo e as principais atividades do método a serem utilizados na empresa, o projeto em que o método será aplicado e os recursos necessários para implantação. Outro aspecto, também percebido durante o desenvolvimento da pesquisa e implantação dos métodos de projeto na EPA, é que a implantação de um método de projeto estimula a implantação de outros métodos, técnicas ou ferramentas.

Sugere-se que os métodos de projeto sejam implantados um a um numa empresa, conforme a necessidade de melhoria do seu PDP. De forma geral, conclui-se que os Princípios e Recomendações ajudam a identificar as etapas do PDP de uma determinada empresa que apresentam deficiências, situando-a dos maiores problemas e indicando quais e como poderão ser implementadas as melhorias em seu PDP.

Tópicos: