Fiat e Chrysler negociam parceria estratégica


A montadora italiana Fiat está negociando com a norte-americana Chrysler a formação de  uma parceria estratégica, na qual a Fiat poderia adquirir uma participação da montadora  norte-americana, que passa por dificuldades, segundo a imprensa europeia.

Uma porta-voz da Chrysler, Lori McTavish, explicou que "no contexto econômico atual, as companhias de todos os setores estudam parcerias, e nossa indústria não é diferente". No entanto, McTavish se recusou a ser mais específica, alegando que a montadora não costuma comentar suas reuniões de negócios.

Por meio do acordo, a Fiat poderia dar à Chrysler acesso a seus chassis, seus motores e seus sistemas de tramsissão de veículos de pequena e média categoria, para que a Chrysler possa rapidamente elaborar uma nova e completa série de veículos com tração dianteira e emissão reduzida de dióxido de carbono. Em troca, a Fiat receberia dinheiro, ou uma participação na Chrysler.

A parceria também permitiria à Fiat ter acesso às fábricas e à rede de distribuição da Chrysler na América do Norte, para poder produzir e vender diretamente sua marca Alfa Romeo e o carro-chefe da companhia, a Fiat 500. Devido à crise, a Fiat adiou para 2011 o retorno da Alfa Romeo aos Estados Unidos.

A Chrysler, por sua vez, poderia ter acesso à rede de distribição da Fiat na Europa e na América Latina.


Tópicos: