Fobrasa cresce 56% em 2008 e defende a importância das feiras

Empresa ampliou sua participação nos mercados do sul e sudeste do país


A Fobrasa fechou o ano superando as expectativas traçadas pela direção da empresa: 56% de crescimento sobre 2007 - a meta era crescer 35%. A empresa, que passou por um processo de reestruturação, visando se adequar à demanda cada vez maior do mercado em que atua, encerrou 2008 com um faturamento da ordem de R$ 39 milhões, contra os R$ 25 milhões registrados no ano anterior. Sem falar que de 2006 para 2007 obteve um resultado excepcional, crescendo 100%.       

"Nosso desempenho foi bastante positivo, graças ao aquecimento da economia e ao forte trabalho de gestão, desenvolvimento de novos negócios e investimentos aplicados em várias àreas da empresa ao longo de 2008", explica Silvio Luis B. Cozer, gerente comercial da Fobrasa. No decorrer do ano passado, a empresa acabou ampliando a sua participação em várias regiões do país, com destaque para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Ceará

O primeiro semestre serviu para impulsionar os seu negócios no país, assim como o início do segundo semestre, pois já no mês de outubro a empresa atingiu os seus objetivos para o ano de 2008. Depois, devido à crise financeira mundial, a movimentação de vendas no mês de novembro registrou uma queda acentuada, o que se estendeu ao mês de dezembro. "A nosso ver, em 2009 haverá uma desaceleração da economia em relação ao ano de 2008, o que vai implicar em alguns ajustes no nosso planejamento estratégico, a fim de enfrentarmos os novos desafios que virão pela frente. Mas, estamos bastante confiantes e otimistas para este ano", observa Cozer.

Tanto é que a Fobrasa vai continuar utilizando uma de suas principais estratégias de marketing e vendas: a participação em feiras comerciais. Somente em 2008, a empresa esteve com estande nas seguintes mostras: F+M+U (de 11 a 14 de março, em Joinville-SC), Febramec - Feira Brasileira da Mecânica e Automação Industrial (de 12 a 16 de agosto, em Caxias do Sul-RS), Expomac - Feira Sul Brasileira da Indústria Metal-Mecânica (de 24 a 27 de setembro, em Pinhais, Curitiba-PR), Feira e Congresso Usinagem (de 6 a 8 de outubro, no Expo Center Norte - Pavilhão Azul, em São Paulo-SP), Techmei - Feira Internacional de Tecnologia em Máquinas e Equipamentos Industriais (de 14 a 18 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo-SP), e Mecminas - Feira da Indústria Mecânica (de 4 a 8 de novembro, em Belo Horizonte-MG).

"É sempre muito interessante participar de feiras comerciais, pois cada uma delas abre uma perspectiva diferente de contatos e de negócios, ou seja, você acaba conseguindo ampliar o seu raio de atuação, visando a conquista de novos e diferentes nichos de mercado", completa.

Em um mundo globalizado, a participação em feiras comerciais é de fundamental importância não só para buscar vendas e a abertura de novos mercados, mas também pelo fato de ser um canal de observação, onde é possível conhecer as novidades das demais empresas que atuam no setor, o que o mercado está oferecendo neste momento e o que está por vir. E tanto nas feiras, como na sua sede em São Paulo, no bairro do Brás, a Fobrasa trabalhou oferecendo ao mercado as diversificadas linhas de máquinas das marcas Fadal e Calvi, que são representadas com exclusividade no país pela empresa.

Da Fadal, o principal destaque foi o Centro de Usinagem Vertical 4020 FX, equipamento que é resultado de uma parceria da Fobrasa com a MAG Industrial Automation Systems, mais conhecida no país como Cross Hueller Indústria de Máquinas. Da Calvi, a Prensa Viradeira Hidráulica PVC 125/3200 - com CN 02 eixos -e a Guilhotina modelo GHC 6/3100, que formam o chamado 'casal ideal', conquistaram os clientes. "Na verdade, as máquinas da Fadal e Calvi fizeram a diferença nos negócios da empresa ao longo de 2008", destaca o gerente comercial da Fobrasa.


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