Fundação Fritz Müller: curso sobre modelo de gestão BSC


Nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, a Fundação Fritz Müller (FFM) promove o curso Balanced Scorecard na Prática – Implementação e Gestão. A iniciativa pretende mostrar como é utilizado e quais os benefícios de um dos principais métodos mundiais de gerenciamento do desempenho. De acordo com a revista Harvard Business Review, o Balanced Scorecard (BSC) é uma das maiores descobertas da Administração nos últimos 75 anos. A metodologia é utilizada em 400 empresas que figuram entre as 500 maiores do planeta.

O curso mostra como o BSC vem sendo implantado em companhias de pequeno, médio e grande porte e oferece a base conceitual do modelo. Renan Carvalho, coordenador do curso, afirma que o programa está em constante expansão. “Nos últimos três anos, 14 organizações de pequeno e médio porte da região adotaram o BSC como ferramenta de gestão”, revela. Segundo o professor, companhias como a Telealarme, Selgron Industrial e Buzatex Têxtil conseguiram bons resultados com a novidade. “Hoje o BSC se apresenta como uma necessidade para que a organização de pequeno e médio porte consiga competir ou crescer com maior eficiência, segurança e profissionalismo”, destaca.

A abordagem adotada nas aulas prevê atividades práticas e processos de análise, desenvolvimento, implantação e gestão com a ferramenta. O coordenador aponta que o curso derruba o mito de que o BSC é uma ferramenta complexa e viável somente a grandes organizações. “O curso é o único do Brasil que mostra, de maneira simples e sistemática, como é possível a uma empresa de pequeno e médio porte implementar o modelo de gestão e administrar uma empresa dentro desse processo”, comenta.

Dividido em seis módulos, o programa tem o público-alvo constituído por empresários, diretores, gerentes, executivos, empreendedores, acadêmicos, administradores públicos e profissionais liberais. No cronograma, estão previstos definições e conceitos do BSC, dinâmicas de grupo, mapeamento de desafios, gerenciamento de ações, prazos, análises, priorizações e diversas atividades.

A carga horária total do curso é de 24 horas e já estão previstos material didático, coffee break e certificado com 80% de frequência. As aulas acontecem nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, em local a ser definido.

As aulas serão comandadas por Renan Carvalho, pós-graduado na Oklahoma State University e único consultor no Brasil com certificado para implementação de BSC. Renan tem mais de 10 anos de experiência como executivo e consultor nas áreas de Planejamento e Gestão Estratégica. Atualmente, é sócio-diretor e consultor da PS Brasil.

O coordenador do curso tem experiência em consultoria empresarial no exterior e assessorou empresas do ramo financeiro, de telecomunicações, mídia e publicidade. Em 2002, recebeu o prêmio Top of Class como executivo do ano do grupo Entel/Telecom Itália nos Estados Unidos. Desde 2005 atua diretamente na implementação de Gestão Estratégica com o BSC e auxilia diversas companhias através da PS Brasil.

Para inscrições e mais informações sobre o curso de BSC, entre em contato através do telefone (47) 3340-0566, pelo e-mail [email protected] ou contate a Fundação Fritz Müller pelo telefone (47) 3340-0566.


Tópicos: