Apex vai ensinar mais de 5 mil empresas a exportar


A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) quer capacitar este ano 5.348 empresas de oito estados brasileiros e Distrito Federal para exportação. Para promover a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte, a agência conta com o Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), que envolve investimentos de R$ 12 milhões.

O projeto, que vai atender inicialmente os estados de Minas Gerais, Bahia, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás, além do DF, terá 25 núcleos operacionais. Neste ano, 216 técnicos vão ajudar os empresários no trabalho de consultoria, diagnóstico de problemas, gerenciamento, análises, vendas e marketing e comércio exterior.

“Nesse primeiro momento, em função da crise, acredito que não vamos ter um grande número de empresas que comecem a exportar em curto prazo, talvez 15% delas”, afirmou o coordenador do projeto na Apex, Tiago Terra. Segundo ele, a expectativa é que no longo prazo mais empresas passem a exportar.

Para o presidente da Apex, Alessandro Teixeira, de acordo com nota divulgada pela entidade, o ano de 2009 é propício para investir em capacitação para que, em 2010, quando a economia mundial estiver se recuperando, mais empresas estarão prontas para exportar. Essa é a mesma opinião de Terra. “É na crise que a gente acha oportunidades”, disse.

Segundo o coordenador, o tempo para capacitação de cada empresa varia, mas em média leva de 40 a 50 horas de trabalho. A companhia que estiver no projeto terá o acompanhamento de consultores por um ano gratuitamente. Terra acrescentou que os técnicos vão ajudar a empresa a se tornar exportadora e indicar os melhores mercados para seus produtos.

A meta da Apex é que, até 2010, o programa atenda 10 mil empresas em 50 núcleos por todo o país. O projeto atua também na divulgação de toda a oferta de produtos e serviços do governo e de seus parceiros para o apoio a essas empresas, como programas de crédito e apoio à inovação tecnológica.

De acordo com Terra, o programa de capacitação sempre foi uma parceria da Apex com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mas era tocado pelo ministério. “Vista a importância que o presidente Alessandro Teixeira deu para a capacitação de novas empresas, trouxemos o projeto para a Apex para desenvolver aqui em escala maior”, completou.


Tópicos: