Cuba: Primeira embarcação movida a energia solar

Fonte: Ambiente Brasil - 10/04/07

A indústria pesqueira de Cuba testa o primeiro protótipo de embarcação solar projetado e construído na ilha, enquanto busca desenvolver modelos mais funcionais para o setor, noticiou nesta segunda-feira (09) o semanário "Trabajadores".

O bote, cuja autonomia de navegação é superior a quatro horas, foi desenhado e fabricado em três meses pelo engenheiro elétrico e diretor técnico do MIP - Ministério da Indústria Pesqueira, Ricardo Ibarra, com o apoio de especialistas da empresa cubana Ecosol-Solar, especializada na fabricação e montagem de painéis solares.

"Trata-se de um barco tradicional, em que instalamos painéis solares. Com essa energia, são carregadas as baterias que alimentam um motor fora da borda", disse Ibarra, que trabalha no desenho de um novo modelo de embarcação solar "mais funcional e estável, que incremente a atividade pesqueira".

"Depois do primeiro bote solar, virão muitos mais, possíveis de empregar em outros trabalhos", acrescentou o especialista, segundo quem a embarcação, por dispensar o uso de combustível, "evita a contaminação das águas".

"Como não faz barulho, contribui (ainda) para eliminar o estresse dos peixes", emendou Ibarra, afirmando que os testes estão sendo realizados há dois meses na represa La Coca, situada ao leste de Havana.

"(O bote) Funciona bem, é leve e silencioso, perfeito para fazer os percursos freqüentes que fazemos para cuidar da represa, pois aqui a pesca é proibida. É uma área altamente preservada", disse o agente de segurança e proteção de La Coca, Rubielisi Deus.