Desempenos de precisão em granito: elasticidade e resistência


Continua depois da publicidade



O desempeno de precisão é uma superfície de referência, com um erro de planeza próximo a zero, onde são posicionadas as peças que serão mensuradas com o auxílio de instrumentos de medição. A sua utilização requer uma superfície de apoio como traçadores de altura, medidores de profundidade e de altura. São utilizados para por vários setores industriais desde eletrônicos até calderaria, mecânica de automóveis, ferramentarias, laboratórios de metrologia e laboratórios de inspeção e controle de qualidade.

A Starrett fabrica desempenos e padrões de precisão em diversos materiais como granito, fibra de carbono e cerâmica.
 
Os desempenos passam por um criterioso processo de inspeção final antes da entrega, para comprovar que a sua superfície está dentro das especificações técnicas necessárias para sua eficácia. A inspeção final, no processo produtivo, é realizada com padrões ópticos em atmosfera controlada. Estes padrões ópticos são calibrados nos laboratórios do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial e do NIST – Instituto Nacional de Padronização e Tecnologia (EUA).
 
Dessa forma o produto adquire qualidade técnica e exatidão, que além da planeza se aliam à alta dureza e resistência a desgaste, conferida pelos materiais utilizados.
 
As propriedades dos desempenos de granito preto incluem um alto módulo de elasticidade, mínima porosidade em virtude da granulação muito fina e atende muito bem os requisitos de planeza que mesmo aplicando cargas concentradas no centro da superfície a sua deformação é minimizada devido ao super dimensionamento.

Saiba mais sobre a Starrett no CIMM.

Tópicos:



Comentários