A Produção mais Limpa como diferencial competitivo

Imagem: Divulgação

Segundo definição da Unido - Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, Produção Mais Limpa significa a aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos.

Para processos produtivos, esta ferramenta resulta em medidas de conservação de matérias-primas, água e energia; eliminação de substâncias tóxicas e matérias-primas perigosas; redução da quantidade e toxicidade de todas as emissões e resíduos na fonte geradora durante o processo produtivo, de modo isolado ou combinadas.

Já em produtos visa a reduzir os impactos ambientais e de saúde, além de oferecer segurança dos produtos em todo o seu ciclo de vida. Para serviços implica em incorporar a preocupação ambiental no projeto e na realização dos serviços.

As tecnologias ambientais convencionais trabalham, principalmente, no tratamento de resíduos e emissões gerados em um processo produtivo. São as chamadas técnicas de fim-de-tubo. A Produção mais Limpa pretende integrar os objetivos ambientais aos processos de produção, a fim de reduzir os resíduos e as emissões em termos de quantidade e periculosidade.

A priorização das metas para a sua aplicação é definida em cada empresa. Assim, dependendo do caso, pode ter os fatores econômicos como ponto de sensibilização para a avaliação e definição de adaptação de um processo produtivo e a minimização de impactos ambientais passando a ser uma conseqüência, ou, inversamente, os fatores ambientais serão prioritários e os aspectos econômicos tornam-se conseqüência.

Os especialistas avaliam que a aplicação de programas de Produção mais Limpa, de um modo geral, resulta em:

- Aumento da rentabilidade do negócio;

- Melhoria da imagem corporativa e apoio em ações de marketing;

- Redução dos custos de produção;

- Aumento da produtividade;

- Retorno do capital investido nas melhorias em curtos períodos;

- Expansão no mercado dos produtos da empresa;

- Uso mais racional da água, da energia e das matérias-primas;

- Redução no uso de substâncias tóxicas;

- Redução da geração de resíduos, efluentes e emissões e de gastos com seu tratamento e destinação final;

- Melhoria da qualidade do produto;

- Redução dos riscos de acidentes ambientais e ocupacionais;

- Melhoria do relacionamento com a comunidade e com os órgãos públicos.

Além destas vantagens, pode evitar custos do não-cumprimento da legislação; reduzir custos de seguros; facilitar o acesso ao crédito e financiamentos específicos; e requer mínimos investimentos.

Retorno do investimento

Os resultados da Produção mais Limpa surgem, em média, em um tempo menor do que o de outros investimentos feitos na empresa, e são constatados através de ganhos de produtividade e redução do uso de insumos, e outros.

Os especialistas explicam que é possível mensurar o retorno das ações implementadas a partir dos indicadores de produção trabalhados, como, por exemplo: consumo de água/tonelada produzida, consumo de energia/tonelada produzida, etc. A economia alcançada pagará o investimento feito, seja em curto, médio ou longo prazo. A melhoria destes indicadores, por sua vez, irá refletir diretamente no custo do produto.

Em média, o tempo de retorno da Produção mais Limpa é bem menor que o tempo de retorno dos demais investimentos em infra-estrutura feitos na empresa.

Através de uma metodologia desenvolvida e apoiada pela Unido, o CNTL Senai oferece aos setores produtivos alternativas viáveis para a identificação de técnicas de Produção mais Limpa que, implantadas em processos, permitem a minimização de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas, eficiência no uso da energia e racionalização no emprego da água. Oliveira Rosa, do CNTL, conta que desde a criação do Centro, em 1995, já foram atendidas mais de 500 empresas.

Ele considera que o processo de produção de um empreendimento deve ser medido antes da implantação do programa e após, para verificar quais foram os ganhos com esse investimento. Mas o quanto foi reduzido depende de cada caso.