Especialização em Engenharia de Compósitos

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná promove, a partir de março de 2009, o curso de Especialização em Engenharia de Compósitos. O objetivo da nova especialização é desenvolver nos alunos habilidades necessárias para atuar nas áreas de projeto, pesquisa, desenvolvimento e fabricação em uma série de setores industriais emergentes no Brasil, inclusive a indústria de transporte, automobilística, naval, aeroespacial e construção civil.

O curso, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Materiais Compósitos (ABMACO), aborda a produção e propriedades de compósitos termoplásticos e termofixos reforçados com fibra de vidro, carbono, aramida e fibras naturais, propriedades e projetos, seleção de sistemas compósitos, técnicas analíticas e propriedades físicas.

A formação é voltada a profissionais das áreas de ciências exatas e tecnologia e demais interessados que busquem uma visão geral de materiais compósitos e que pretendem aprender o potencial de seu uso. De acordo com Paulo C. Soares Jr., coordenador do curso, há necessidade de atender a crescente demanda por profissionais qualificados na área, o que pode render excelentes oportunidades de carreira. “Praticamente todas as formas de transporte, indústrias químicas, artigos esportivos e área médica, tem aplicações para os materiais compósitos”, diz.

As aulas previstas na programação do curso serão complementadas com visitas em grandes consumidores e usuários de compósitos, palestras técnicas com especialistas do Brasil e demonstrações práticas de ensaios e processos, permitindo assim uma atualização constante de conhecimentos.

O curso de especialização tem início em março de 2009, a periodicidade é quinzenal e as aulas são aos sábados das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de março pelo site.

Mais informações: (41) 3271-2174/2606.


Tópicos: