USP: palestra sobre aplicações de motores piezoelétricos


A aplicabilidade dos motores piezoelétricos cresceu nas últimas décadas. Amplamente utilizados na indústria de câmeras fotográficas, já vivenciam um mercado promissor na indústria automobilística. A vantagem principal está na produção de um "alto torque" a baixas velocidades.

Para difundir esses conhecimentos, o Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP vai sediar a palestra "New Developments in Ultrasonic Piezoelectric Travelling Wave Motors", que será realizada no dia 27 de novembro de 2008, às 11h no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica, na USP.

A palestra apresentará a evolução das pesquisas do Grupo de Dinâmica e Vibrações da Technische Universität Darmstadt, da Alemanha, inclusive com os recentes estudos de vibrações em discos de freio e seus controles, entre outros.

O palestrante será o professor Peter Hagedorn, do Dynamics and Vibrations Group da TU Darmstadt e o professor da USP responsável pela palestra é  Paulo Carlos Kaminski. 

Para inscrever-se, preencha o formulário aqui.