Seminário sobre inovações na indústria de plásticos em SC

Fonte: Agecom/UFSC - 18/11/08

O Laboratório de Projetos e Fabricação de Componentes de Plástico Injetado promove, na quarta-feira (19), na UFSC, o Seminário sobre inovações tecnológicas na indústria de plásticos. A abertura do evento, às 8:30h, será feita pelo professor Carlos H. Ahrens, que fará uma apresentação sobre o grupo de pesquisa CIMJECT. Em seguida, Fabiano Nunes, da Husky do Brasil Sistemas de Injeção Ltda, profere a palestra Câmaras Quentes – Vantagens em Relação aos Sistemas Convencionais de Alimentação de Moldes.

Às 10:40h, Welby Nunes Pereira, da Plasatic Solutions, fala sobre Nova Tecnologia para Controle mais Eficiente de Temperatura de Moldes. Às 13:10h, Loraine D. Antunes, da Dupont Flexble Solutions, explica os Polímeros de Engenharia Flexíveis – novos termoplástiicos de alto desempenho para substituição de borrachas e outros materiais. Já às 14h40m, Karen M. Guedes, da Dupont Mechanical Solutions, discorre sobre Polímeros Super-estruturais – novos materiais para substituição de metais em aplicação com altos requerimentos mecânicos, técnicos e químicos.

O CIMJECT é um grupo de pesquisa do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC formado por professores, alunos de pós-graduação, de graduação e estagiários de iniciação científica. Apoiado por programas de financiamento do governo e parcerias com outras instituições e a industria, há mais de 10 anos vem pesquisando o campo de moldagem por injeção, objetivando o desenvolvimento e a disseminação de novas tecnologias que conduzam rapidamente a produtos de qualidade.

O grupo também participa de redes de pesquisas, envolvendo instituições nacionais e estrangeiras como a Manufacturing Autonation Network, onde o CIMJECT coordena o Grupo de Prototipagem Rápida e a Plastinet, uma rede na área de plásticos, financiada pela União Européia no âmbito do programa Alfall.

A programação se encerra com a palestra de Eliandro Felipe, da Basf Polímeros, sobre Propriedades e aplicações de espumas de polipropileno (EPP), polímeros biodegradáveis, polímeros originados de fontes renováveis e nanocompostos.

O seminário é aberto ao público em geral. Os interessados podem fazer inscrição pelo site www.cimject.ufsc.br, tendo como opção escolher a palestra que interessar.

Serviço:
Seminário sobre inovações tecnológicas na indústria de plásticos
Data:
19/11/08
Local: Auditório Professor João E. Castro - Centro Tecnológico - UFSC - Florianópolis (SC)
Informações:
www.cimject.ufsc.br

Tópicos: