Cursos Fosfatização de Metais Ferrosos e Aciaria Elétrica

Fonte: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais - 13/11/2008

No próximo dia 24 têm início as aulas dos cursos Fosfatização de Metais Ferrosos e Aciaria Elétrica na sede da ABM, em São Paulo. O primeiro, sob a coordenação e docência da professora Zebhour Panossian, responsável pelo Agrupamento de Corrosão e Proteção do IPT, será desenvolvido até o dia 26, totalizando 18 horas/aula.

Também atuará como docente, o professor do IPT e responsável pelo Laboratório de Corrosão e Tratamento de Superfície, Neusvaldo Lira de Almeida.

O conteúdo programático será desenvolvido das 8h às 16:30h, incluindo os tipos de camadas fosfatizadas; a utilização X tipos de fosfato X massa de fosfato por unidade de área; função dos principais constituintes de um banho de fosfatização; estágios de um processo de fosfatização; formação e remoção de lama e de incrustações; aplicação tecnológica das camadas fosfatizadas; e caracterização das camadas fosfatizadas.

O curso, que tem a supervisão da Divisão Técnica de TratamentoTérmico e Engenharia de Superfície, é dirigido a profissionais graduados de nível superior e técnicos que atuam na área ou têm interesse pelo tema.

Aciaria Elétrica

O curso de Aciaria Elétrica será realizado entre os dias 24 e 28, tendo por objetivo a atualização dos profissionais sobre os modernos conceitos do equipamento. Atuarão como docentes, os engenheiros: Lauro José de Sales Chevrand (coordenação), Delmar Barros Ribeiro, Fernando Sabetta, Fernando Souza Cândido, José Alencastro de Araújo, Paulo Roberto Ogliari Hopperdizel, Walter Afonso Monteiro, Walter Cassetee Renato Minelli Figueira.

Sob a supervisão da Divisão Técnica de Fusão, Refino e Solidificação, o curso abordará os aspectos relacionados a Metálicos, como a utilização de diferentes tipos de sucata em aciaria; evolução tecnológica do FEA; acidentes em Aciaria; resultados de operação; injeção de gases no FEA; engenharia e manutenção do FEA; matérias-primas; refratários; eletrodos; operação do FEA; metalurgia secundária; controle do meio ambiente; e novos desenvolvimentos.

Inscrições e mais informações na página dos cursos: http://www.abmbrasil.com.br/cursos/cursos_abertos.asp

Sede da ABM: Rua Antonio Comparato, 218, Campo Belo, São Paulo.