DS SolidWorks apresenta versão 2009 de software CAD 3D

Com 260 aprimoramentos e 65% mais rápido, nova versão garante ganhos de produtividade

Fonte: Assessoria de Imprensa da SolidWorks - 10/11/08

A Dassault SolidWorks Corp., fornecedora de tecnologia para CAD 3D, anuncia o lançamento do SolidWorks 2009 Premium. A mais recente versão do software de CAD 3D é até 65% mais rápida em relação ao SolidWorks 2008 e reflete o intenso esforço da área de Pesquisa e Desenvolvimento voltado diretamente para o desempenho, característica mais valorizada por engenheiros e projetistas em softwares de CAD, segundo pesquisas realizadas pela empresa.

“Nenhum outro software de CAD 3D é mais rápido ou mais fácil de usar para ajudar a transformar as idéias inovadoras dos usuários em modelos 3D inteligentes, prontos para serem fabricados”, ressalta Oscar Siqueira, country manager da DS SolidWorks Brasil.

O destacado ganho de produtividade da nova versão foi documentado e medido com base na criação e modificação de grandes montagens usando fluxos de trabalho adaptados a partir de ambientes e dados de clientes reais. Os ganhos de desempenho nessas simulações foram obtidos sem novos recursos e funções, significando que os usuários não têm necessidade de aprender novas técnicas, configurações ou recursos para aproveitar a capacidade do SolidWorks 2009.

Melhoramentos no desempenho representam apenas um dos mais de 260 aprimoramentos do SolidWorks 2009, quase todos atendendo às solicitações de clientes enviadas através de pesquisas, grupos de usuários, visitas a clientes e estudos sobre usuários atuais e em potencial. O SolidWorks 2009 oferece integração totalmente associativa, em uma só janela, com todos os softwares da DS SolidWorks, incluindo simulação, gerenciamento de dados e colaboração em conteúdo 3D, e está disponível em 13 idiomas, inclusive o português.

Análises integradas

Além dos avanços de desempenho e velocidade apresentados pelo produto, o SolidWorks 2009 traz o SpeedPak, uma nova abordagem para manipulação de grandes montagens que reduz notavelmente a quantidade de memória necessária para o computador, mantendo todos os detalhes gráficos e a capacidade de associação. Outro importante aspecto aperfeiçoado na versão 2009 é o recurso de verificação. Com o novo “Consultor do Simulation”, é possível analisar projetos à procura de problemas ocultos, orientando o usuário através de cada estágio da simulação.

Aproveitando a integração dos softwares SolidWorks e SolidWorks Simulation, novos sensores do Simulation alertam quando peças e montagens se desviam dos limites definidos pelo usuário. Em qualquer ponto do projeto, os usuários podem definir objetivos como tensão permissível, deslocamento, peso de peça, medida, interferência ou dados de simulação. Nenhum outro software de CAD oferece esse nível de alerta do tipo "configure e esqueça". O SolidWorks 2009 também incorpora o software CircuitWorks, que permite aos projetistas e
engenheiros integrar projetos eletrônicos e mecânicos, como os exigidos por milhões de produtos eletrônicos desenvolvidos anualmente.

O novo lançamento ainda simplifica o projeto de plásticos. Agora, os usuários não precisam mais recorrer a comandos de modelagem avançada para criar saliências e ranhuras usadas no encaixe de peças moldadas, por exemplo. O comando “Saliência e ranhura” automatiza essa ação, evitando a execução de diversas etapas pelos projetistas e reduzindo a curva de aprendizado.

“Projetistas e engenheiros desejam uma experiência que os permita se concentrarem no produto sendo desenvolvido e não no software,
trabalhando com mais rapidez”, revela Austin O’Malley, CTO da Dassault Systèmes SolidWorks Corp. “Ouvimos a opinião de nossos clientes com muita atenção e as informações iniciais sobre o SolidWorks 2009 mostram que alcançamos esse objetivo com sucesso”, adianta.

SolidWorks Enterprise PDM 2009

Paralelamente, a DS SolidWorks lança também o SolidWorks Enterprise PDM 2009, nova versão de sua solução para compartilhamento, gerenciamento e reuso de dados de produto, que oferece maior integração com o software de CAD 3D SolidWorks, recursos ampliados para listas de materiais e gerenciamento de dados de produto centrado em item. O SolidWorks Enterprise PDM 2009 é particularmente adequado para empresas que se distribuem por várias localizações geográficas e desejam obter os benefícios do fluxo de trabalho automático.

Com o aumento na integração ao SolidWorks, os usuários do SolidWorks Enterprise PDM 2009 podem acessar uma nova gama de recursos de produtividade para PDM diretamente na interface de CAD, incluindo os recursos “Alterar estado” e “Local de uso”. Um novo painel de visualização na interface exibe uma miniatura da peça com dados detalhados de versão, dispensando a necessidade de os usuários abrirem arquivos ou verificarem propriedades.

Os usuários podem comparar qualquer par de documentos no vault do SolidWorks Enterprise PDM 2009 diretamente a partir do SolidWorks 2009. Outro recurso de integração é a capacidade de fazer check-out de arquivos somente de leitura simplesmente clicando em "sim" quando perguntado. Quando se faz o check-in de arquivos, os desenhos do SolidWorks agora são automaticamente incluídos com as peças e montagens modeladas em 3D.