Congresso da ABM prorroga prazo para envio de resumos

Fonte: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais - 07/11/2008
Foto:ABM

Quem ainda não fez a inscrição para apresentação de trabalhos no 64º Congresso da ABM poderá fazê-la até o próximo dia 16, mediante o preenchimento de formulário de resumos neste link. O maior fórum de debates do setor mínero-metalúrgico da América Latina, será realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 13 e 17 de julho de 2009.

As contribuições técnicas devem se enquadrar em uma das seguintes áreas:
  • Fundamentos (Comportamento de materiais em temperaturas elevadas, Corrosão, Diagramas de fases, Mecânica de fratura e integridade Estrutural, Metalurgia Física, Nanotecnologia e Tribologia);
  • Processos (Conformação, Lavra e tratamento de minérios, Recuperação e tratamento de rejeitos, Soldagem e Tratamento térmico e engenharia de superfície)
  • Produtos (Desenvolvimento, adequação e aplicação de materiais cerâmicos, compósitos e poliméricos; Desenvolvimento, adequação e aplicação de produtos metálicos ferrosos; Desenvolvimento, adequação e aplicação de produtos metálicos não-ferrosos; Desenvolvimento, inovação, adequação e aplicação de materiais refratários na siderurgia).
Os trabalhos, que devem ser inéditos quanto à sua publicação no Brasil, também podem abranger as áreas de Gestão (Manutenção, Meio ambiente e Gestão Sistêmica) e de Iniciação Científico-tecnológica. Neste caso, só serão aceitos projetos de estudantes que participarão do 9º Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas.

Uma comissão técnica, coordenada pelo Prof. Cláudio Batista Vieira, da UFOP, avaliará todos os resumos e posteriormente as íntegras dos trabalhos, visando garantir a melhor qualidade do evento e de seus registros.

Associados da ABM apresentadores de trabalhos contam com descontos especiais na inscrição do Congresso e concorrem a vários prêmios de reconhecimento técnico.

Os trabalhos de associados selecionados para apresentação no Congresso, além de serem publicados nos anais do evento, concorrerão à publicação adicional nas revistas Tecnologia em Metalurgia e Materiais (TMM), Materials Research (MR), e Matéria, todas classificadas no programa Qualis da Capes/MEC, como nível A, na área de Engenharia II (Engenharia de materiais, metalúrgica, de minas, nuclear e química). Ressalte-se que a revista MR é indexada a base de dados internacional.

Mais informações sobre inscrição de trabalhos com Margareth Nunes e Renata Puga. Telefone: (11) 5534-4333, ramais 124 e 173. Informações gerais com Rosangela Ziliotte e Erika Akashi. Telefone: (11) 5534-4333, ramais 118 e 112.

Serviço:

64º Congresso da ABM
Local:
Expominas - Belo Horizonte (MG)
Data: 13 a 17 de julho de 2009
Prazo para inscrição de trabalhos: 16 de novembro de 2008

Tópicos: