Engelemos adota software CAD SolidWorks

Fonte: Assessoria de Imprensa da SolidWorks - 05/11/08

Com mais de 20 anos de experiência e know-how em engenharia submarina de equipamentos para o segmento de óleo e gás, a empresa carioca Engelemos tem como objetivo ir cada vez mais fundo em sua especialidade. Seus produtos são utilizados em equipamentos e instalações submarinas e reparos e atualizações de projetos, principalmente na indústria de óleo e gás, segmento em que é considerada referência em projetos e consultoria. “Estamos sempre buscando o desenvolvimento de novas tecnologias e novos conceitos em equipamentos e instalações submarinas”, revela Luiz Lemos, diretor presidente da Engelemos Engenharia e Projetos. Para garantir, na prática, essa filosofia, a empresa adotou o software CAD SolidWorks e o SolidWorks Simulation em seus projetos, soluções desenvolvidas pela Dassault Systèmes SolidWorks Corp., fornecedora de tecnologia para CAD 3D.

“Nosso software de CAD antigo era muito complexo e limitado, o grau de dificuldade de desenvolvimento era realmente grande”, lembra Lemos. O diretor também aponta a lentidão da ferramenta e a necessidade de um computador com muita capacidade de processamento como fatores primordiais para que procurassem alternativas. “Encontramos no pacote DS SolidWorks a solução completa, com tudo o que precisamos para concretizar o projeto”, comenta.

Desde a escolha, todos os produtos da Engelemos passaram a ser criados em software CAD SolidWorks e a equipe de engenheiros e projetistas passou a dominar os recursos da ferramenta. “A facilidade de aprendizado e uso é tão grande que nos aperfeiçoamos na prática. Hoje, trabalhamos em nível avançado de detalhamento e otimização dos projetos”, conta Luiz Lemos. Mas o didatismo não foi a única vantagem adquirida com a mudança de plataforma. Segundo o diretor da Engelemos, o software CAD SolidWorks trouxe novos recursos técnicos e permitiu que produtos fossem desenvolvidos com maior rapidez e qualidade.

Ferramenta de análise

A integração entre as soluções do pacote DS SolidWorks trouxe agilidade e redução de retrabalho ao setor de engenharia da Engelemos. Durante um projeto, quando surge alguma dúvida sobre cálculos e especificações técnicas de uma peça, a equipe logo incorpora o SolidWorks Simulation, software para análise de peças mecânicas. “O Simulation faz uma pré-avaliação, evitando que se dê continuidade a um projeto que apresentará problemas em estágios avançados”, explica Lemos. “Terminada a análise utilizando o software, podemos liberar o projeto para a fabricação, tamanha a certeza que temos de que o produto final não trará erros”, revela o diretor presidente da Engelemos.

Lemos destaca também a disponibilidade de bibliotecas de itens comerciais que o software CAD SolidWorks traz para ajudar o desenvolvimento de produtos superiores com menos tempo e menor custo. “Quem trabalha com sistemas mecânicos não consegue ficar longe de parafusos, porcas, etc. Em outros softwares, precisávamos desenvolver um modelo próprio para cada uma dessas peças. No SolidWorks, um pacote com esses periféricos padronizados de acordo com padrões e normas de mercado já vem agregado”, conta o diretor.

Apoio ao crescimento

Com a empresa em plena fase de crescimento de negócios e novos projetos sendo fechados a cada dia, Luiz Lemos define o SolidWorks como essencial para o atual cenário. Segundo o executivo, mais do que a rapidez e a qualidade nos produtos desenvolvidos, o software agregou uma nova visão à empresa. “Sem dúvida, o principal benefício que tivemos foi a maior competitividade. Mesmo com uma equipe reduzida, comparando-se com as maiores empresa de engenharia do mercado, entregamos um serviço com a mesma velocidade, qualidade e confiabilidade. Sem o SolidWorks, teríamos ficado para trás”, analisa Lemos.

O diretor exalta também o suporte da Mechworks, revenda DS SolidWorks responsável pelo atendimento à Engelemos. “Eles sempre foram muito atenciosos com nossas solicitações; mesmo no desenvolvimento de peças complexas, eles estavam presentes para nos auxiliar. Deram todo o suporte, consultoria e excelente assistência técnica”, avalia Luiz Lemos, que participou do curso de SolidWorks Simulation. “A aquisição do SolidWorks foi muito valiosa para a Engelemos”, finaliza.