Fundição da Romi conquista ISO/TS 16949:2002

Fonte: Assessoria de Imprensa da Romi - 28/10/08 

A Unidade de Fundidos e Usinados da Indústrias Romi conquistou a certificação ISO/TS 16949:2002, que a capacita a fornecer peças diretamente para as montadoras de automóveis e caminhões. Esta é a norma de qualidade internacional das indústrias automotivas sem a qual nenhuma empresa está apta a fornecer qualquer tipo de componente para as montadoras.

A Romi trabalhou durante mais de um ano para aprimorar procedimentos, seus e de fornecedores, a fim de conseguir a certificação. Neste processo, todos os seus fornecedores de itens e serviços também tiveram de adequar seus procedimentos de aprovação de produtos e obter certificados pelas normas ISO 9001:2000.

“No curto prazo vamos melhorar nosso desempenho e aumentar a satisfação dos atuais clientes”, diz o diretor da Unidade de Fundidos e Usinados da Romi, Paulo Romi. “No médio e longo prazos, novos negócios de fundidos e usinados poderão se consolidar permitindo fornecer diretamente às montadoras de automóveis e caminhões.”

A Romi já tinha um sistema de gestão da qualidade certificado em conformidade com a norma ISO 9001:2000, o que facilitou a implementação dos requisitos da ISO/TS 16949:2002. Paulo Romi conta que foram realizadas algumas adequações, como treinamentos para funcionários de todos os níveis, incluindo os auditores internos; e aprimoramento dos procedimentos relacionados ao controle estatístico do processo, análise do sistema de medição, processo de aprovação de peças de produção, entre outras.

A Fundição da Indústrias Romi tem capacidade produtiva de  40 mil toneladas de peças de ferro fundido, que será elevada em mais 10 mil toneladas em 2009, fruto de investimentos na ampliação de suas instalações fabris. 

Saiba mais sobre a Romi no Portal CIMM.

Tópicos: