CAPES seleciona Portal de Metabusca MetaLib

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ex Libris - 28/10/08

O grupo Ex Libris anuncia que a Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) selecionou o Portal de Metabusca Metalib para fortalecer o Portal.periodicos.CAPES - uma biblioteca virtual de informação científica e tecnológica mantida pelo governo federal para apoiar o sistema de ensino superior brasileiro. O MetaLib oferecerá aos usuários da CAPES uma poderosa ferramenta para acessar as mais de 2000 bases de dados científicas que a CAPES assina.

"MetaLib vai aumentar nossa habilidade de fornecer informação técnica e científica para toda a comunidade acadêmica e de pesquisa no Brasil", comentou o professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho, diretor da CAPES. "Nossa escolha do MetaLib para gerenciar o portal de periódicos da CAPES demonstra a força, escalabilidade e flexibilidade dessa solução. As funcionalidades de busca simultânea em múltiplas bases de dados que o MetaLib tratá para nossa organização são críticas para nossa função de aumentar a produtividade e estatura do sistema de ensino superior brasileiro."

"Estamos extremamente honrados que o MetaLib seja a solução escolhida para o portal da CAPES, que apóia mais de 150 instituições brasileiras", observou Matti Shem Tov, presidente e CEO do Grupo Ex Libris. "Estamos entusiasmados de ter essa oportunidade de influenciar a qualidade da distribuição da informação para uma comunidade tão grande."

Sobre o Portal.periodicos.CAPES

A biblitoeca virtual Portal.periodicos.CAPES virtual fornece acesso fácil à informação científica e tecnológica que o Governo Federal do Brasil torna disponível ao sistema de ensino superior brasileiro. Mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), o portal oferece mais de 12.000 periódicos com texto completo, 126 bases de dados referenciais e 78 sites de texto completo de livros. O portal, que foi reconhecido por sua excelência pelo Institute for Scientific Information (ISI), fornece acesso a mais de 1,3 milhões de pesquisadores alunos de graduação e pós-graduação, funcionários técnicos das instituições participantes.


Sobre a Ex Libris

A Ex Libris é lider mundial no desenvolvimento de aplicações de alta performance para bibliotecas e centros de informação, com instalações em 62 países. ALEPH®, o sistema integrado de automação de bibliotecas da Ex Libris, está instalado em mais de 1700 instituições em todo o mundo. MetaLib®, o portal para as coleções da biblioteca, e SFX®, solução para links sensíveis ao contexto para recursos eletrônicos heterogêneos, foi adquirido por mais de 1000 instituições em 40 países. DigiTool®, solução
 para a construção de coleções digitais, e Verde®, sistema para gerenciamento de recursos eletrônicos, têm sido adotado por clientes em todo o mundo.