Congresso SAE BRASIL 2008 elege os melhores ‘papers’


Os ‘papers’ “Motor a gasolina multicilindro com auto-ignição controlada”, do engenheiro Mário Martins, e “Tecnologia inovadora no controle de fluxo aerodinâmico, com potencial de aplicação desde veículos terrestres até aviões e helicópteros”, de autoria de Vahik Khodagolian, foram eleitos os melhores trabalhos nacional e internacional, respectivamente, durante o Congresso SAE BRASIL 2008. No total, foram apresentados 120 trabalhos, entre 408 inscritos, dos quais 20 da área de motores e 11 do setor aeroespacial.

Mário Martins, da Sygma Motors, apresentou como a combustão via auto-ignição controlada (CAI) - ignição do motor por compressão, sem necessidade de vela - é um conceito reconhecido como uma maneira efetiva de reduzir o consumo de combustível e, ao mesmo tempo, a emissão de poluentes, ao contrário de muitas soluções que melhoram o consumo, mas pioram as emissões e vice-versa.

“Com as normas cada vez mais exigentes para a redução de emissões em diversos países, a indústria tem sido pressionada a encontrar soluções para uma combustão mais limpa. Portanto, o CAI é tido como uma das melhores alternativas para atender as legislações sobre emissões, com o benefício de gerar, também, economia de combustível”, ressalta Martins. De acordo com o engenheiro, existem ainda várias dificuldades tecnológicas a serem resolvidas, entre elas a limitada faixa de CAI durante a operação do motor.

Internacional - Já o engenheiro Vahik Khodagolian, do grupo sueco Semcon AB, apresentou o resultado de pesquisa sobre uma nova tecnologia de controle de aerofólios. Resultados experimentais apontam para uma técnica simples e eficiente, a partir do controle natural de aerofólios. Segundo o engenheiro, a tecnologia tem potencial para ser empregada com sucesso em grande leque de aplicações para helicópteros, turbinas, aeronaves e veículos.

O autor do melhor “paper” nacional recebeu o Prêmio Engenheiro Gabriel Gueler. Além disso, Mário Martins ganhará passagens e estadias para participar do SAE 2009 World Congress, em Detroit, Estados Unidos, enquanto Vahik Khodagolian ganhará passagens e estadias para visitar o Congresso SAE BRASIL 2009, em São Paulo.