Pós-graduação prepara para mercado

Evolução do setor abrirá oportunidades para o profissional especializado em siderurgia

Fonte e foto: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais - 10/04/2007

Até 2010, a capacidade instalada de produção de aço no País será aumentada das atuais 36,6 milhões de toneladas para 50,4 milhões, conseqüência de investimentos da ordem de US$ 15 bilhões. Esta evolução abrirá excelentes oportunidades para o profissional especializado em siderurgia, que hoje já está em falta no mercado, devido à carência de faculdades com cursos de metalurgia.

Diante deste cenário, a ABM criou cursos de pós-graduação lato sensu em parceria com algumas das principais universidades do País. Em Belo Horizonte (MG), o curso de Pós-graduação em Siderurgia em parceria com a UFOP está com inscrições abertas até o próximo dia 16.

Dirigido a engenheiros, técnicos, empresários, administradores e profissionais de diversas áreas, que buscam um aprimoramento ou especialização na indústria siderúrgica, o curso terá aulas quinzenais nos finais de semana.

Com duração de 18 meses e 450 horas/aulas distribuídas em três semestres, o curso é fruto de parceria com a Fundação Gorceix e Redemat (Rede Temática em Engenharia de Materiais da UFOP).

O conteúdo programático envolve todas as fases da produção do aço, desde as matérias-primas, passando pelos aspectos de classificação, aplicação e propriedades dos aços; operações de minas; refino secundário, lingotamento, fundição, laminação e trefilação, bem como tratamento superficial e térmico dos aços, resíduos e refratários. Também estão previstas palestras e visitas técnicas a usinas.

O processo seletivo é baseado na análise do curriculum vitae do candidato, que leva em consideração a experiência profissional do candidato e o atendimento aos pré-requisitos de formação para o curso (ser portador de diploma de nível superior ou tecnólogo). Para obter a titulação do curso de pós-graduação lato sensu o aluno deverá cumprir no mínimo 75% da carga horária e elaborar monografia.

Para participar do processo seletivo, envie o formulário de inscrição preenchido e seu curriculum vitae através do e-mail [email protected].

Tópicos: