Usinas de aço e de alumínio reúnem-se em Porto de Galinhas

Fonte: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - 21/10/08
Foto: Divulgação

As exigências dos grandes consumidores de materiais nobres, como as indústrias automotiva e de petróleo e gás, impulsionam as siderúrgicas e as empresas de materiais não-ferrosos (alumínio, por exemplo) a buscarem incansavelmente novos processos e tecnologias que agreguem valor ao produto, como resistência, conformação e acabamento superficial.

Por isso, o 45º Seminário de Laminação – Processos e Produtos Laminados e Revestidos, que será promovido pela ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, entre os dias 21 e 24 de outubro, em Porto de Galinhas (PE), terá como foco as inovações tecnológicas.

Serão apresentados mais de 100 trabalhos empresariais e acadêmicos que dão suporte ao crescimento da produção do aço e do alumínio no País, nas áreas de cilindros, equipamentos, laminação a frio, laminação a quente e manutenção.

Cilindros e rolos, por exemplo, tornaram-se mais eficientes e duráveis, nos últimos anos, com a aplicação de revestimentos especiais e com maior resistência ao desgaste. Além disso, a introdução de novos recursos de modelamento matemático e de simulação permitiu garantir melhor acabamento ao produto final, minimizando perdas e desperdícios.

A programação prevê o curso Corrosão de metais e ligas, ministrado pela professora Zehbour Panossian, responsável pelo Laboratório de Corrosão e Proteção do Centro de Integridade de Estruturas e Equipamentos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), além da palestra de abertura pelo coordenador executivo do Prominp / Petrobrás, José Renato Ferreira de Almeida, que falará sobre A demanda de laminados para a indústria naval, de óleo, gás e biodiesel.

Mais detalhes no site http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/laminacao/2008/.

Serviço:
45º Seminário de Laminação - Processos e Produtos Laminados e Revestidos
Data:
21 a 24 de outubro de 2008
Local: Enotel Porto de Galinhas Resort - Porto de Galinhas (PE)
Site: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/laminacao/2008/

Tópicos: