Salão Internacional de Robótica começa hoje

O objetivo é mostrar os robôs à indústria e estimular a ciência

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe

Foto: Divulgação

O Salão Internacional da Robótica e Inteligência Artificial que começa hoje (11) em São Paulo, no Centro de Convenções Imigrantes, tem dois grandes objetivos: mostrar à indústria brasileira que a robótica é mais acessível, e necessária, do que se imagina, e atrair estudantes e curiosos para estimular o estudo de ciência e tecnologia no país. Por isso, nesta segunda edição, a feira será dividida em dois espaços, um fechado para as indústrias e outro para o lazer e entretenimento, aberto ao público geral. "Vivemos a revolução da robótica. Ela está por toda parte, na indústria, na medicina e no dia a dia. Queremos sensibilizar o brasileiro para essa nova realidade", diz Eduardo Branco, diretor do evento.

Ao todo são 60 expositores, entre empresas e instituições de ensino. São esperadas 50 mil pessoas. No ano passado, foram 25 mil visitantes. "A primeira edição foi um ensaio, embora tenha tido uma receptividade grande. Neste ano vamos ter mais noção de quanto a feira movimenta em termos de negócios", explica Branco.

Na Feira, voltada para a indústria, estarão presentes empresas de robótica como a Comau, Didatech e Kuka Roboter. A primeira vai apresentar sua nova geração de robôs Comau (CG4), que utiliza programadores sem fios. A Kuka Roboter traz entre seus destaques o robô KR16. Durante o evento, ele fará usinagem em uma miniatura de automóvel. Já a Motoman Robótica do Brasil, do grupo Yaskawa, vai apresentar produtos como os Robôs EA1400N e EA1900N, que foram desenvolvidos exclusivamente para processos de solda.

Já na parte de entretenimento, não faltarão diversões aos estudantes e fãs de robótica. As mesmas empresas que vão levar novidades para o setor industrial vão apresentar, no pavilhão ao lado, seus robôs de entretenimento. Um deles é o robô Scara, da Kuka Roboter, que vai disputar uma partida de damas com o robô KR5. A Marc Produções vai apresentar seu RoboCar, um carro que se transforma em um robô de seis metros de altura. Uma das atrações internacionais é a Hug T-Shirt, camiseta que "abraça" as pessoas. Ela funciona com um software embutido na camiseta que é acionado por um celular via tecnologia bluetooth.

Das salas de aula

O evento também abre espaço para a educação. Alunos do Ensino Médio e Superior participarão de diversas competições. Uma delas é o de montagem de robôs com kits fornecidos pela Lego (fabricante de brinquedos). Ao todo, serão 632 alunos de 77 escolas que, divididos em equipes, disputarão pelas melhores criações. Além destes, mais de cem universitários de 12 centros de ensino diferentes estarão presentes. De hora em hora, equipes da FEI (Fundação Educacional Inaciana), da Faculdade Mauá e da UNESP-Bauru disputarão partidas de futebol na categoria Very Small, robôs cubos de até 7,5 cm.


Serviço

Salão Internacional de Robótica e Inteligência Artificial
De 11 a 15 de Abril, das 13 às 21 horas
Ingressos: R$ 20,00
Local: Centro de Convenções Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes km 1,5
www.roboticaexpo.com.br