Alcoa patrocina 45º Seminário de Laminação

Fonte: Assessoria de Imprensa da Alcoa - 21/10/08

A Alcoa é a patrocinadora e anfitriã do 45º Seminário de Laminação - Processos e Produtos Laminados e Revestidos, de 21 a 24 de Outubro, que mostrará as melhores práticas criadas e estabelecidas na área de conformação mecânica e de laminação nas empresas. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia - ABM, acontece no Enotel Porto de Galinhas Resort, em Porto de Galinhas-PE .

Participantes da indústria, academia e centros de pesquisa debaterão questões relacionadas aos processos e produtos de alumínio e aço destinados aos setores automobilístico, naval, da construção civil, de máquinas industriais, de linha branca, de embalagens, de gasodutos e oleodutos, entre outros. Michael Humpert, diretor de Laminados da Alcoa, fará palestra sobre as inovações da Companhia nesta área, em 21/10, às 19h30.

A programação do Seminário inclui a apresentação de mais de 100 trabalhos com temas relacionados a cilindros, equipamentos, laminação a frio e a quente e manutenção, além de curso sobre corrosão de metais e ligas, palestras convidadas e exposição de produtos. Camila Amaral Rizzi, analista de laboratório da Alcoa Itapissuma-PE, apresentará dois trabalhos durante o seminário: Desenvolvimento de técnica para determinar limite de resistência de chapas de alumínio liga 8011, em 22/10, às 17h e Estudo dos materiais que entram em contato com o alumínio durante o processo de laminação a frio, em 23/10, às 10h. Em 24 de Outubro a Alcoa levará 80 executivos que participam do evento para uma visita técnica à unidade da Empresa em Itapissuma.

 “O alumínio que produzimos proporciona a nossos clientes a oportunidade de criar e fabricar uma enorme variedade de produtos seguros, sustentáveis e de alta qualidade. Além disso, graças às suas características e versatilidade, o alumínio contribui para o progresso social em todo o mundo” explica Paulo Nakamichi, gerente técnico-comercial da Alcoa.

A Alcoa possui produtos laminados para os mais variados setores. O alumínio é usado na forma de chapa e folha em máquinas e equipamentos. Pode ser encontrado na construção civil (coberturas e fachadas), embalagens, transformadores elétricos, sistema de refrigeração industrial, comercial e automotivo, entre outros.

Para o segmento de bens de consumo, a Alcoa possui produtos com rígidos controles dimensionais e propriedades mecânicas. A empresa é também a única fabricante de laminados de alumínio no Brasil a possuir linha de pintura própria, oferecendo blanks (chapas em formatos de tamanhos) e bobinas pré-pintadas com tinta à base de poliéster - muito utilizadas no mercado.

No setor de embalagens, a Alcoa utiliza a mais avançada tecnologia em laminação de folhas, fornecendo materiais com espessuras de até 0,006 milímetros. Isso é possível graças aos constantes investimentos e modernização dos equipamentos.

As folhas e chapas de alumínio produzidas pela Alcoa são largamente utilizadas nas mais variadas aplicações, atingindo desempenho superior. A laminação de folhas da Companhia é certificada pelas normas ISO 9001 e ISO 14000 e segue rígido controle de produção.

Sobre a Alcoa

Há 43 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 97 mil funcionários em 34 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quarta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Alcoa está entre as “empresas mais admiradas do Brasil” em 2007, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br.

Tópicos: