Skam apresenta sua linha anti-explosão em evento da ABP-Ex

Fonte: Assessoria de Imprensa da Skam - 16/10/08
Foto: Skam

Estabelecer diretrizes para a regulamentação de áreas classificadas de risco dentro das indústrias é um dos objetivos do I Seminário Regional ABP-Ex sobre Atmosferas Explosivas – Região Nordeste, que ocorre no dia 16 de outubro, em Salvador (BA). O evento, promovido pela Associação Brasileira para Prevenção de Explosões (ABP-Ex), reúne no Fiesta Bahia Hotel profissionais de segurança dos mais diversos segmentos industriais que possuem áreas onde são manipulados ou estocados produtos inflamáveis e que apresentam risco de explosão. Dentro dessa premissa, a Skam Empilhadeiras Elétricas exibe sua linha de equipamentos Ex, desenvolvida especificamente para esses ambientes, na exposição que será realizada em paralelo.

De acordo com Luiz Gallo, Gerente Nacional da Skam, um dos principais destaques será a empilhadeira elétrica pantográfica EPP-Ex, com capacidade de carga de até 1.600Kg, que foi concebida especialmente para solucionar problemas de movimentação e armazenagem interna. “O sistema pantográfico permite realizar manobras em situações criticas de trabalho, como plataformas, mezaninos e demais locais de difícil acesso”, explica Gallo.


Empilhadeira Elétrica Pantográfica EPP-Ex

A Skam possui outros modelos de empilhadeiras, guinchos e transpaleteiras voltados para ambientes de risco. “Todos dispõem de painel de controle em caixa blindada, além de acelerador e tomada da bateria à prova de explosão, o que os torna ideais para ambientes onde são manuseados produtos inflamáveis e com risco de formação de atmosfera perigosa, decorrente de liberação de gases e vapores”, diz o gerente.  “Nesses locais, uma pequena faísca elétrica ocasionada pelo simples acionamento do motor de uma empilhadeira, por exemplo, pode provocar uma explosão e por isso requerem equipamentos especiais”.

O chassi de cada máquina é revestido em todas as partes baixas com placas de bronze e latão, para evitar qualquer faísca no contato da máquina com a estrutura porta paletes, ou qualquer contato entre metais dentro do local de operação. A linha é ideal não apenas para áreas em que são armazenados líquidos inflamáveis e combustíveis, como também para ambientes abertos em que são feitas as transferências desses materiais para tanques ou barris.

De acordo com Paulo Coggo, diretor superintendente da Skam, a empresa já fabrica equipamentos com essas características há aproximadamente 18 anos, mas mesmo assim ainda existem empresas que desconhecem que tais máquinas são fabricadas no Brasil e estão disponíveis. “Apesar disso, a procura por esse tipo de equipamento tem crescido bastante”, afirma o diretor. Toda a linha Ex da Skam é certificada pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Serviço
I Seminário Regional ABP-EX sobre Atmosferas Explosivas
Data: 16 de outubro de 2008
Local: Fiesta Bahia Hotel – Salvador (BA)

Saiba mais sobre a Skam no Portal CIMM.