FIESC encerra eventos sobre sustentabilidade

Fonte: Assessoria de Imprensa da FIESC - 15/10/08

O Sistema Federação das Indústrias (FIESC) encerra nesta quinta-feira (16/10) em Blumenau, a série de eventos Encontro Desenvolvimento Sustentável com apresentação dos cases das empresas Tupy e Parati. O seminário abordará o tema Responsabilidade Social, e será realizado a partir das 18h30 (com credenciamento até 19h) no auditório do SENAI. A série, que teve início no dia 4 de setembro, percorreu as principais regiões industriais do estado e também abordou os assuntos educação/mercado de trabalho e meio ambiente.

O diretor-presidente da Tupy, Luiz Tarquínio Sardinha Ferro, falará sobre as práticas de responsabilidade social a partir do chamado tripé da sustentabilidade, que engloba os pilares econômico, ambiental e social. Já o coordenador das áreas de responsabilidade social e comunicação da Parati, Jair Libardoni, questionará os conceitos de responsabilidade social e explicará como aplicá-los dentro de uma empresa.

O presidente da FIESC, Alcantaro Corrêa, destaca que políticas voltadas ao bem-estar dos colaboradores servem também como um excelente instrumento para retenção de talentos. Para o primeiro vice-presidente da FIESC, Glauco José Corte, o desenvolvimento humano é um dos principais pilares da sustentabilidade. Investir nesta área é fundamental para o sucesso das indústrias.

Os seminários anteriores do Encontro Desenvolvimento Sustentável foram realizados em Chapecó (responsabilidade social, com palestras da Vonpar e Celulose Irani), Lages (meio ambiente, com Amanco e Tractebel Energia), Joinville (educação e mercado de trabalho, com WEG e Votorantim), Criciúma (meio ambiente, com O Boticário e Amanco) e Florianópolis (educação e mercado de trabalho, com ArcelorMittal Vega, Chesf e WEG).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.fiescnet.com.br/encontrosustentavel, onde também está a programação do evento.

Perfil dos palestrantes

Luiz Tarquínio Sardinha Ferro
Diretor-presidente da Tupy S.A. desde janeiro de 2003, Luiz Tarquínio Sardinha Ferro é natural de São Caetano do Sul (SP) e tem 47 anos de idade. Bacharel em Economia pela Universidade de Brasília, especializou-se em Economia pela Escola de Pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Antes de chegar à Tupy, presidiu a PREVI - Caixa da Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, e foi também presidente do Conselho de Administração da Companhia Vale do Rio Doce. Exerceu ainda as funções de  coordenador geral de Administração da Dívida Pública, na Secretaria do Tesouro Nacional, e de superintendente da Unidade de Finanças do Banco do Brasil, em Brasília.

Jair Libardoni 
Formado em medicina há 30 anos, é especialista em clínica médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, em medicina interna pela American College of Physicians e American Socyete of Internal Medicine e pós-graduado em Gerontologia. Fundador do ARAL - Grupo de Recuperação em Alcoolismo e Drogas  em Concórdia/SC, também participou da coordenação do Programa de Recuperação de Alcoolismo e Drogas da prefeitura municipal de Curitiba. Atualmente, coordena as áreas de Responsabilidade Social e Comunicação na Parati.

Serviço
Encontro Desenvolvimento Sustentável - Seminário Responsabilidade Social
Data:
16 de outubro de 2008
Local: Auditório do SENAI - Blumenau (SC)
Horário: 18:30h