Especialista alemão analisa gestão de efluentes em SC

Fonte: Assessoria de Imprensa do SENAI/SC - 30/09/08
Fotos: Divulgação

O pesquisador alemão Uwe Menzel, especialista na gestão de efluentes industriais, realiza, no início de outubro, o diagnóstico de funcionamento da estação de tratamento de efluentes e do aterro sanitário de duas indústrias catarinenses. A atividade é intermediada pelo SENAI/SC, que também promove uma palestra de Menzel com técnicos responsáveis pelos sistemas de efluentes industriais.


Estação de Tratamento de Efluentes

Segundo Rodrigo de Bortoli, coordenador do núcleo ambiental do SENAI/Blumenau, as próprias empresas que serão visitadas pediram a análise do especialista, a fim de verificar as possibilidades de melhorias. São empresas reconhecidas pelos cuidados com o meio ambiente e com certificação de qualidade. Os diagnósticos serão realizados nos dias 3 e 6 de outubro.

A primeira atividade de Menzel em Santa Catarina será a palestra no Treinamento Contínuo de Operadores (TCO) de sistemas de tratamento de efluentes industriais, na quinta-feira, dia 2, na Coteminas. Coordenado pelo núcleo ambiental do SENAI/Blumenau, o TCO é uma atividade bimestral, realizada sempre em empresas diferentes. Regularmente os eventos reúnem de 35 a 40 profissionais, representantes de 12 a 15 indústrias do Estado. Eles debatem problemas comuns, assistem a palestras e visitam as estações de tratamento das empresas.

Uwe Menzel é docente da disciplina Tecnologias Industriais de Água nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia de Processos, bem como nos cursos de mestrado. Vem participando de pesquisas na Alemanha e no Brasil, nas áreas de tratamento de efluentes e gestão de recursos hídricos para setores como o metalúrgico, vidro, farmacêutico e químico e refinarias. No Brasil, vem conduzindo pesquisa e desenvolvimento na área de abastecimento e canalização e tratamento de esgoto, para disseminar a grande experiência da Alemanha a outros países como o Brasil, China, Indonésia, Irã, Jordânia, Egito, Marrocos, Rússia, África do Sul, Tailândia, EUA, Canadá e Vietnã.