Linha de produção automatizada traz ganhos para Musashi-AM

Fonte: Assessoria de Imprensa da SPI Integração de Sistemas - 29/09/08

A Musashi, fabricante mundial de peças para motociclestas, amplia a capacidade de produção de suas instalações no distrito industrial
de Manaus (AM), para  atender aos expressivos números de vendas do setor. Há cinco anos em atividade, a unidade é responsável pela fabricação de eixos de transmissão, virabrequins, bielas, comandos de válvulas e componentes para embreagens,  que têm como destino as motocicletas da Honda.

A empresa japonesa, que mantém operações em nove países com 18 fábricas, tem amplo domínio do roteiro para implantar processos  de automação, como o recém-concluído. E neste projeto contou com o apoio da SPI Integração de Sistemas para montagem da célula com robô, dotado de sistema de visão, na nova linha de fabricação de virabrequins.

A iniciativa faz parte do plano estratégico da empresa, onde se define que praticamente todos os novos processos serão automatizados, visando ganhos de produtividade, explica Luiz Carlos Souza da área de Desenvolvimento Industrial da Musashi. O recurso aumentou em 15% a capacidade de produção, mas os benefícios se traduzem também na eliminação do processo de inspeção final e em maior flexibilidade frente ao mercado, no atendimento às ordens de fabricação.

A célula automatizada é uma estrutura integrada, formada pelo robô e transportadores. O conjunto  tem como função manipular as peças na posição correta, graças ao sistema de “visão”, durante as operações como torneamento e execução de furos. A SPI foi responsável pelo projeto da célula, desenvolvimento de software e integração do robô, da Fanuc Robotics, com as máquinas e transportadores existentes. O desenvolvimento de software para aplicações específicas de robôs é uma das áreas onde a empresa destaca sua participação no mercado brasileiro.

Sobre a SPI

A SPI Integração de Sistemas é especializada em automação de processos industriais com uma oferta de serviços que vai da definição de projetos até a implantação da solução. Relaciona entre seus clientes companhias  como a Avon, Dupont, General Motors, Mahle, Mercedes Benz, Michelin, Petrobras, Sabó, Saint Gobain, Schuler, Solvay, Souza Cruz e Votorantim. Treze projetos realizados no exterior conferem à empresa amplo conhecimento do mercado internacional de automação. É um dos principais integradores brasileiros na área de MES (Manufacturing Execution Systems). Através da parceria com a FANUC Robotics, maior fabricante mundial desses equipamentos, destaca-se também como integradora de  sistemas robotizados.