ABM abre inscrições para 12º Seminário de Automação

Fonte: Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais - 23/09/08
Foto: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais
 
Inteligência computacional, gestão da automação, simulação e otimização de processos industriais, entre outros fatores que asseguram a melhoria da produtividade e a segurança operacional das usinas, estão entre os temas de discussão do 12º Seminário de Automação, que a ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração realizará entre os dias 1º e 3 de outubro, em Vitória (ES).

A programação técnica prevê a apresentação de 41 trabalhos empresariais e acadêmicos sobre a Tecnologia Wireless, Tecnologia da Informação Aplicada, MES / LIMS / PIMS / RtPM, Sistemas de Suporte e Apoio à Manutenção e Tratamento de Imagem, entre outros.

Também estão programadas três palestras especiais. No primeiro dia do evento, o Prof. João Antonio Zuffo (Poli/USP) falará sobre Flagrantes da Vida no Futuro: Desafios Científicos, Tecnológicos,  Éticos e Morais de uma Sociedade Tecnotrônica.

No dia 2, os temas serão: Gerenciamento de Riscos em Projetos, segundo abordagem do PMI, a cargo do Prof. Rodrigo F. Espírito Santo (Fundação Dom Cabral), e Projetos de Aplicações de Robótica de Universidade Federal do Espírito Santo, com o Prof. Dr. Teodiano Bastos Filho (UFES).

No dia 3, será realizado o curso Sistema Wireless em Automação Industrial, ministrado pelos engenheiros André Riyutti Hirakawa, professor doutor da Universidade de São Paulo, e Paulo Roberto Pedroso de Oliveira, mestre em Tecnologia da Informação. O curso é direcionado a engenheiros, técnicos, estudantes e profissionais atuantes ou interessados na tecnologia de comunicação sem-fio.

Também na sexta-feira, 3, está prevista visita técnica à planta da ArcelorMittal Tubarão, localizada no município de Serra (ES). Paralelamente ao Seminário acontece exposição com produtos, serviços e literatura técnica dos patrocinadores.

A comissão organizadora do 12º Seminário de Automação de Processos é formada por profissionais das seguintes empresas: ArcelorMittal (Tubarão, Timóteo e Monlevade), Vale, Usiminas, Cosipa, V&M do Brasil, Gerdau Açominas, CSN, Samarco Mineração, Siemens VAI, Jahgor Automação e Unitech.

Inscrições e informações adicionais na página do evento: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/automacao/2008/

Serviço:

12º Seminário de Automação
Data:
1º a 3 de outubro de 2008
Local: Centro de Convenções de Vitória - Vitória (ES)
Site: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/automacao/2008/



Comentários