Eventos de mineração e siderurgia abordam novas tecnologias

Fonte: Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais - 18/09/08
Foto: Divulgação

Durante cinco dias, de 22 a 26 de setembro, especialistas nacionais e estrangeiros estarão eunidos em São Luís do Maranhão para apresentar e debater sobre as melhores práticas na extração de minério de ferro e no processamento da produção de ferro-gusa, matéria-prima para produção do aço, a partir dos sistemas convencionais e de novas tecnologias.

O 39º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas (3rd International Meeting on Ironmaking) e o 9º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro (2nd International Symposium on Iron Ore), promovidos pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM, serão realizados no Pestana São Luís Resort Hotel (Av. Avicênia, nº 1 - Praia do Calhau), com a expectativa de reunir um público estimado em 500 pessoas de mais de 15 países.

Os eventos contam com o apoio de entidades internacionais como a AIST - Association for Iron & Steel Technology e o VDEh - German Iron & Steel Institute. Além de palestras, cursos e visita à planta da Vale, empresa anfitriã, serão apresentados nas sessões técnicas aproximadamente 150 trabalhos empresariais e acadêmicos, que mostram, entre outros resultados, um melhor desempenho e aproveitamento de energia e matérias-primas, bem como as tendências na área de redução.

Neste sentido, destacam-se as discussões dos guseiros sobre o uso de coque em mini altos-fornos, uma vez que a dependência do carvão é uma fragilidade.

Com presença confirmada, o engenheiro Pinakin Chaubal, do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da ArcelorMittal, nos Estados Unidos, mostrará os desafios para garantir a sustentabilidade da siderurgia. O projeto Ulcos, uma iniciativa da indústria do aço européia para diminuir as emissões de poluentes, será abordado por Koen Meijer, da Tatá-Corus.

As inscrições podem ser feitas através dos sites do Seminário e do Simpósio.

Serviço:
39º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-Primas (3rd International Meeting on Ironmaking)

Data: 22 a 26 de setembro de 2008
Local: Pestana São Luís Resort Hotel - São Luís (MA)
Site: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/ironmaking/2008/

9º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro (2nd International Symposium on Iron Ore)
Data: 22 a 26 de setembro de 2008
Local: Pestana São Luís Resort Hotel - São Luís (MA)
Site: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/ironore/2008/

Tópicos: