BNDES deve se preparar para expansão da demanda

Fonte: Anpei - 18/09/08
Foto: Divulgação

A crise financeira internacional está tornando as linhas de crédito escassas e, por conseqüência, deixando-as mais caras para as empresas brasileiras, que vinham se financiando no exterior com recursos bem mais baratos do que no País. Segundo o consultor do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento da Indústria (Iedi), Júlio Gomes de Almeida, em pouquíssimo tempo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá aumentada sua demanda por conta dessa situação.

Para o chefe do Departamento de Pesquisa e Análise do BNDES, Fernando Pimentel Puga, ainda não é possível sentir essa demanda. Porém, diz, o banco deve estar preparado para supri-la. De acordo com ele, independentemente de novas empresas virem buscar recursos no banco de fomento, está havendo uma mudança significativa no processo de investimento brasileiro.
 
Puga relatou que, em 2006, estavam surgindo grandes projetos nos setores de siderurgia, de papel e celulose e de outros básicos puxados pela demanda internacional. No ano seguinte, afirmou, houve forte crescimento das inversões em infra-estrutura - muito puxado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Neste ano, há a retomada dos investimentos na indústria e na construção naval, o que não ocorria havia muitos anos.

Para Puga, se o cenário se mantiver, a taxa de investimento da economia estará em 21% daqui a dois anos. De acordo com ele, a taxa de investimento foi sendo reduzida nos últimos anos porque o crédito no Brasil é caro e o ajuste fiscal, que teve início em 1997, foi feito cortando investimentos públicos.

Gomes de Almeida afirmou que, com um pouco de paciência e se a crise não pegar o País de "calças curtas", o investimento poderá antecipar a demanda. Para o consultor do Iedi, se o nível de utilização da capacidade instalada ficar em 85% será muito animador ao investimento e pouco detonador de inflação de demanda.

Tópicos: