Laboratório testará combustíveis de motos

Fonte: AEN/PR - 16/09/08
Fotos: AEN/PR e Divulgação

O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) está construindo um laboratório para testes exclusivos de emissão de poluentes e de qualidade de combustíveis de motos, triciclos e quadriciclos. A Célula de Pesquisa para Veículos Ciclo motores, que tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2009, será o único laboratório independente da América Latina apto a fazer este tipo de análise. Os equipamentos, um dinamômetro e um conjunto de bancadas para motos, já têm pedidos de compra junto à japonesa Horiba e à alemã AVL, pelo valor aproximado de R$ 2,2 milhões. O projeto é uma parceria do instituto paranaense com a Petrobras.


Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - Lactec

O diretor-superintendente do Lactec, Luiz Malucelli, afirma que o projeto para a construção dos novos laboratórios tem investimento de R$ 6,5 milhões, feito pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), e que a compra dos equipamentos é mais um passo importante para as novas instalações.

A bancada de análises do Lactec possibilitará maior economia para os fabricantes que estiverem instalados no país, ou que venham ao Brasil para investir em suas montadoras. Nela também poderão ser feitos testes em motores e combustíveis de pequenos automóveis, como os carros populares de baixa potência. Os dois laboratórios hoje no Brasil que têm tecnologia semelhante estão em Manaus e aplicam seus testes exclusivamente nos produtos das marcas Honda e Yamaha.

De acordo com o pesquisador do Laboratório de Emissões Veiculares (Leme) do Lactec, Renato Penteado, o dinamômetro e o conjunto de bancada de análises têm capacidade de 110KHW e são ideais para pequenos motores. Ele acredita que será possível realizar pesquisas inéditas em emissão e avaliação de motores e catalisadores, possibilitando inovação para o setor.