Metalurgia 2008 reúne lideranças e associados da Abifa

Fonte: Assessoria de Imprensa da Metalurgia - 12/09/08
Foto: Divulgação

A Metalurgia 2008 foi palco para a Reunião Plenária mensal das Diretorias da Abifa (Associação Brasileira de Fundição). O encontro mensal faz parte do calendário oficial da entidade e reuniu os associados, convidados e funcionários da entidade no segundo dia da feira que acontece até sexta-feira, dia 12, em Joinville.

O presidente da Abifa, Devanir Brichesi disse que a feira cresceu, ampliou a infra-estrutura e que está no nível das feiras internacionais. O dirigente da Abifa voltou a falar nos números apresentados na abertura do evento. Disse que até 2012 o setor vai investir R$ 1,5 bilhão, elevando a capacidade instalada em torno de um milhão de tonelada. Luiz Roberto Lepeltier, diretor da Messe Brasil, em sua mensagem aos associados da Abifa, agradeceu a confiança e participação dos profissionais do setor metalúrgico.

Patrocinadora e expositora desde a primeira edição da feira, a Tupy faz de sua presença na Metalurgia 2008 nova oportunidade para que visitantes tenham contato não apenas com os componentes em ferro fundido que são fornecidos a fabricantes de motores e montadoras, mas com os próprios veículos que utilizam esses produtos.

Blocos e cabeçotes de motor e outras peças, fabricados nas plantas da Tupy em Joinville (SC) e Mauá (SP), equipam utilitários esportivos como o Audi Q7 e o Range Rover e o caminhão Constellation da Volkswagen, veículos que estão expostos juntamente com uma mini-carregadeira da Catterpilar, um trator da Massey Ferguson e o carro Gol, versão 2009.

Fabricantes de peças de alumínio e para reciclagem de alumínio

Destaque também na Metalurgia para o aumento na participação de empresas fabricantes de peças de alumínio e para reciclagem de alumínio.  É o caso Alcicla, considerada a maior da América Latina. Com sede no Rio de Janeiro e unidades produtivas em Minas Gerais, tem a capacidade de reciclagem de 72 mil toneladas de alumínio por ano. A paranaense a Fundipar expõe na feira todo o seu investimento em tecnologia de metalografia. A empresa é especializada na reciclagem e produção de ligas de alumínio em forma de lingotes e/ou metal líquido.

Cintec abordou gerenciamento de resíduos e redução de custos operacionais

O gerenciamento dos resíduos de metalurgia e fundição são considerados grandes desafios para a indústria brasileira. De acordo com o Dr. Elton Gloeden, gerente de planejamento do setor de ações especiais da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) de São Paulo, aos poucos o Brasil desperta para a necessidade da reutilização, especialmente da areia de fundição.

Segundo ele, que abriu as palestras do Cintec - Fundição, a reutilização da areia na massa asfáltica e em blocos de concreto (já normatizada) e os estudos para o uso na primeira camada da construção da malha viária (em análise) são ações que reduzem os impactos ambientais de forma significativa: diminuem o volume de material nos aterros industriais e, por conseqüência, a retirada de areia virgem dos rios.  De acordo com Gloeden, além de São Paulo, Santa Catarina também já possui resolução para o uso de areia de fundição.

Em seu segundo dia o Cintec também apresentou temas como a implantação de aterros industriais e cases da WEG para gerenciamento de projetos e redução de custos operacionais.

Serviço

Metalurgia 2008 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Data: de 9 a 12 de setembro
Horário: das 14h às 21h
Local: Megacentro Expoville (Rua XV de Novembro, 4305 - Joinville - SC)
Site: www.feirametalurgia.com.br

CINTEC 2008 Fundição - Congresso de Inovação Tecnológica
Data: de 9 a 12 de setembro
Palestras técnicas
Horário: das 14 às 19 horas
Local: Auditório da Expoville
Minicursos
Data: de 9 a 12 de setembro
Horário: das 8 às 12 horas (carga horária – 8 horas)
Local: Sociesc – Campus Marquês de Olinda

Tópicos: