ABIMEI participa da Expomac 2008

Fonte: Assessoria de Imprensa da ABIMEI - 11/09/08
Fotos: Divulgação

A Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais – ABIMEI - estará presente na edição 17ª da Expomac – Feira Sul Brasileira da Indústria Metal-Mecânica – que acontece de 24 a 27 de setembro, no Expotrade Convention Center em Curitiba (PR), por meio de seus associados. O evento espera receber 35 mil visitantes e gerar R$ 80 milhões em negócios para os cerca de 250 expositores. A ABIMEI é apoiadora do evento e, além de um stand próprio, conta com a participação de diversos associados, entre eles: GrupoMegga (Meggaton,  Meggatech, Meggaplástico e Meggaforming), Igus do Brasil, Grupo Bener, Unistamp, Flow Latino, Fobrasa e Victor Buono.
 
A Meggaton participa da feira com máquinas que oferecem soluções para ferramentaria e modelação. Um dos destaques fica para o Centro de Usinagem CNC HA-5AX7A de dupla coluna, da fabricante SFY. O equipamento é indicado para usinagem em alta velocidade de peças seriadas. A capacidade de usinagem é de 600 mm (curso do eixo X), 400 mm (curso dos eixos Y e Z), de +/- 110 º (eixo B) e +/- 360 º (eixo C), com avanço rápido (X,Y,Z) de 20.000 mm/m e 16 / opt 2 rpm (B, C). A máquina possui cabeçote para 16 ferramentas e atende uma distância do fuso até a mesa de 15 a 415 mm, com rotação do fuso de 30.000 RPM, motor do Fuso de 11 KW e cone HSK-E 40. O centro de usinagem tem comando CNC Siemens.

A Meggatech leva, entre outras máquinas, o Torno CNC Lynx 220 A, da fabricante Doosan Infracore. A máquina foi desenvolvida para atender as necessidades de torneamento em peças com diâmetro máximo de 320 mm e comprimento torneável máximo até 322 mm, o Torno CNC 220 A possui curso do eixo X de 175 mm e do eixo Z de 330 mm, fuso principal com rotação de 6000 rpm no fuso. A torre tem capacidade para 12 ferramentas e tempo mínimo de troca de 0,15 segundo, proporcionando agilidade no torneamento que é complementada pelo tempo do avanço rápido do eixo X de 30 m/minuto e do eixo Z de 36m/minuto.


Torno CNC Lynx 220 A

A Esteira Porta-Cabos E6 é o destaque da Igus. A máquina tem aplicação em equipamentos de produção, robôs e máquinas-ferramenta a fim de conduzir e proteger os cabos e tubos. A esteira porta-cabos da Igus tem vibração mínima e modo de funcionamento suave, silencioso, mesmo com acelerações extremamente elevadas.

A Unistamp leva à Expomac guilhotina, dobradeira, prensas hidráulicas e um lançamento na área de puncionadeiras: a puncionadeira para estruturas metálicas. Uma máquina de perfuração para altas espessuras de chapas, adaptada com um sistema de encostos CN que facilita e agiliza a produção.

O Grupo Bener destaca duas das dez máquinas que estarão expostas na feira. A Bener HighTech leva o Centro de Usinagem Vertical High Speed Litz-Veker DV-1000. O equipamento possui estrutura de ferro fundido Meehanite, livre de tensões e estabilizado e coluna reforçada, com performance ideal para usinagens pesadas e cortes em alta velocidade. O conjunto motor eixo-árvore é diretamente acoplado e de alta velocidade (tipo Direct Drive) e está livre de efeitos térmicos do motor principal graças a um acoplamento prolongado.


Centro de Usinagem Vertical High Speed Litz-Veker DV-1000

A Bener Veker apresenta a Fresadora Universal VK-300U. De fácil manuseio, com painel de comando montado sobre o braço articulado, cabeçote vertical que permite inclinações laterais até 50° e mesa com giro de 45° sobre o carro transversal. A máquina apresenta também um sistema de lubrificação automática e programável para os barramentos e fusos e painel elétrico completo com chave de segurança. A Fresadora Universal VK-300U é uma máquina completa com luneta, eixo porta fresa de 27 mm de diâmetro, sistema completo de refrigeração, proteções para os barramentos Y e Z, caixa de ferramentas de serviço, luminária de trabalho e bandeja recolhedora de cavacos.

A Flow Latino Americana, subsidiária da americana Flow International Corporation, participa pela primeira vez da Expomac. A empresa leva a bomba 87.000 PSI (6.000 BAR) de pressão, a HiperJet. Comparado ao tradicional sistema existente no mercado de 60.000 PSI (4.100 BAR), a bomba HyperJet abriu novas dimensões para o mercado de corte, já que representa um aumento de 45% da pressão em relação as outras máquinas. Outro diferencial é o grande aumento de produtividade e a redução de custo operacional. Além de utilizar de 30 a 50% a menos de abrasivo, o que causa queda de 20 a 30% do custo operacional, fator possível, pois cada partícula de abrasico carrega mais força de corte que as bombas de pressão menores.

A Victor Buono vai aproveitar a feira para lançar uma linha de tornos convencionais de 1.000 à 3.000 mm de barramento, com destaque para a grande variedade de recursos disponíveis na caixa de rosca. A empresa tem expectativa de bons negócios por conta do bom momento que o mercado metal-mecânico está atravessando.

A Frato irá expor furadeiras de coluna, da fabricante Kone, tornos mecânicos Dalian, retificas planas Kent, fresadoras ferramenteiras Kent, biocircle Walter.

A Fobrasa, que comercializa máquinas operatrizes e acessórios para o mercado metal-mecânico, pretende aproveitar a presença na feira para aumentar a presença na região sul do país. A empresa conta com um stand de 100m2 onde irá expor a linha de máquinas Calvi, voltadas para os segmentos de usinagem, ferramentaria, estamparia, corte e conformação, com a apresentação do Casal Ideal – composto por guilhotina e prensa viradeira, além de apresentar um lançamento: centro de usinagem vertical 4020 FX da marca Fadal com distribuição exclusiva pela Fobrasa.

A Cimhsa espera aproveitar o bom momento do mercado para fazer bons negócios na feira. A empresa vai levar máquinas convencionais e CNC, entre elas o Torno Mecânico L-164 ECO, da Clever. A máquina admite 410 mm de diâmetro sobre barramento, 255 mm de diâmetro sobre o carro transversal, 580 mm de diâmetro admitido sem cava 1000 mm de distância máxima entre as pontas.

A ABIMEI

Formada há cinco anos, a ABIMEI possui mais de 70 associados, que representam mais de 80% dos importadores de máquinas e equipamentos industriais. Sua missão é proporcionar ao industrial no Brasil acesso a todos os equipamentos, máquinas e processos existentes no mercado mundial, aumentando assim sua capacidade competitiva tanto no mercado interno quanto no externo, contribuindo para o aumento de empregos e da riqueza. A Associação realiza em outubro próximo a TECHMEI 2008 - Feira de Tecnologia em Máquinas e Equipamentos Industriais, primeira feira destinada prioritariamente ao setor de máquinas e equipamentos industriais importados com as mais modernas tecnologias mundiais, no Centro de Exposições Imigrantes. Mais informações podem ser encontradas nos sites www.abimei.com.br ou www.techmei.com.br, com versões em Português e Inglês.

Serviço:
Expomac - Feira Sul Brasileira da Indústria Metal-Mecânica
Local: Expotrade Convention Center, em Pinhais/Curitiba (PR)
Data: De 24 a 27 de setembro de 2008
Horário: Quarta a sexta, das 15h às 21h. Sábado, das 14h às 20h.
Site: www.expomac.com.br

Tópicos: