Metalurgia 2008 abre com 400 empresas expositoras

Fonte: Assessoria de Imprensa da Metalurgia - 10/09/08
Foto: Divulgação e Assessoria de Imprensa da Metalurgia

A solenidade de abertura da sexta edição da Metalurgia - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços deu a tônica de como será a movimentação nos quatro dias da feira em Joinville. Autoridades, expositores e profissionais do setor prestigiaram a abertura da feira que vai até sexta-feira, dia 12, em Joinville.

Luiz Roberto Lepeltier, diretor da Messe Brasil, lembrou o crescimento de 30% da feira em relação à edição anterior, que reúne 400 empresas expositoras de toda a cadeia produtiva da metalurgia. Segundo ele, esses números mostram que a feira é um dos principais pontos de convergência entre profissionais, empresas e entidades representativas do setor.

O governador de Santa Catarina Luiz Henrique da Silveira também esteve presente na abertura. Ressaltou a importância da metalurgia para a economia brasileira, em sétima colocação no mundo, e das feiras de negócios.

Em seu pronunciamento, o presidente da ABIFA (Associação Brasileira de Fundição), Devanir Brichesi, falou que a Metalurgia é uma feira à altura da indústria de fundição brasileira e tem todas as condições de continuar crescendo.  Além disso, segundo ele, somente em dois outros países no mundo forma engenheiros de fundição como se forma em Joinville.



Para o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), Marcos Balzer, o Cintec – Fundição – Congresso de Inovação Tecnológica se destaca como um mecanismo de transferência de tecnologia, intensificando o relacionamento entre os profissionais da indústria e da academia, de forma a responder com velocidade e flexibilidade aos anseios da sociedade.  Segundo ele, a falta de investimentos privados em pesquisa e desenvolvimento é um dos motivos para a baixa taxa de inovação das empresas brasileiras (IBGE).

Homenagem à Tupy

Entre os expositores da Metalurgia 2008 está a Fundição Tupy, que comemora 70 anos de atividades e ocupa o maior espaço de exposições desta feira, um estande de 415 metros quadrados. Em agradecimento ao patrocínio da Tupy à Metalurgia 2008 a Messe Brasil e a Abifa prestaram uma homenagem à empresa, por meio da entrega de uma placa alusiva ao presidente da Tupy, Luiz Tarquínio Sardinha Ferro, entregue por Devanir Brichesi.

No segundo dia da feira, nesta quarta-feira, dia 10, a Abifa realiza sua Reunião Plenária das Diretorias em Joinville. O encontro mensal faz parte do calendário oficial e reúne os associados, convidados e funcionários da entidade. A reunião vai debater temas importantes para o setor, como o cenário econômico, meio ambiente e a situação das matérias-primas.

Cintec apresenta temas contemporâneos para a indústria

Em seu primeiro dia de palestras técnicas, o Cintec trouxe temas importantes à indústria de fundição e metalurgia. Doutor em engenharia Metalúrgica, Wilson Luiz Guesser, da Fundição Tupy, abordou a utilização de ferros fundidos em componentes automobilísticos. Ele apresentou tendências no desenvolvimento de motores que refletem em alterações na utilização de materiais para componentes de motores. Outras palestras bem concorridas foram as da ABIFA e APEX.

 Wagner Paes, da Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (APEX), destacou a participação das 55 empresas no Projeto Foundry Brazil cujo objetivo é firmar a pauta exportadora para pequenas e médias empresas. Da ABNT/CB-59 – Comitê Brasileiro de Fundição, Guilherme Guelfi – Coordenador do Comitê Brasileiro de Fundição - destacou que no Brasil ainda existe pouca consciência da importância da normalização e que é importante salientar que as normas geram benefícios e não entraves. O engenheiro Antônio Diogo F. Pinto, da Associação Brasileira de Fundição (ABIFA), explicou que atualmente existem 192 normas a serem atualizadas ou canceladas pelo Comitê. O Comitê conta com três comissões instaladas: estudos  de fundição, comissão de estudos granalhas fundidas de aço e comissão de estudos de fundição contínua. Também estão em implantação as comissões de estudo microfusão, estudo de matéria-prima e estudo de alumínio. A participação nas comissões de estudo é aberta.

Na quarta-feira o Cintec prossegue com palestras que enfocam as questões ambientais. Elton Gloeden, da Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental fala sobre  Procedimentos  para Gerenciamento de Areia de Fundição, enquanto o engenheiro Omelino J. Souza, da Geoklock Consultoria apresenta informações sobre a Implantação de Aterros Industriais. A WEG também apresenta cases no Cintec.

Serviço

Metalurgia 2008 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Data: de 9 a 12 de setembro
Horário: das 14h às 21h
Local: Megacentro Expoville (Rua XV de Novembro, 4305 - Joinville - SC)
Site: www.feirametalurgia.com.br

CINTEC 2008 Fundição - Congresso de Inovação Tecnológica
Data: de 9 a 12 de setembro
Palestras técnicas
Horário - das 14 às 19 horas
Local: Auditório da Expoville
Minicursos
Data: de 9 a 12 de setembro
Horário - das 8 às 12 horas (carga horária – 8 horas)
Local - Sociesc – Campus Marquês de Olinda

Tópicos: