DS SolidWorks suporta empresas de petróleo e gás

Fonte: Assessoria de Imprensa da SolidWorks - 08/09/08

A Dassault Systèmes SolidWorks Corp., fornecedora de tecnologia para CAD 3D, participará do Rio Oil & Gas Expo and Conference, evento de petróleo e gás da América Latina, que acontece entre os dias 15 e 18 de setembro no Riocentro - Centro de Convenções do RJ. Durante o evento, a DS SolidWorks apresentará recursos de sua solução de CAD voltados para o projeto de estruturas metálicas e da área naval, além de demonstrar algumas das novidades da versão 2009 do software CAD SolidWorks.

Realizado a cada dois anos desde 1982, o Rio Oil & Gas Expo and Conference se tornou uma importante vitrine para as empresas nacionais e estrangeiras apresentarem seus produtos e serviços e colabora para a consolidação do Rio de Janeiro como "capital do petróleo". Hoje, o Estado concentra 80% de todo o óleo produzido no país e 50% da produção de gás. “Recentemente, as maiores empresas da vertical de petróleo e gás do Rio de Janeiro anunciaram investimentos em tecnologia, para 2009, de R$ 130 milhões. Trata-se, sem dúvida, de um mercado com importância estratégica para nós”, afirma Oscar Siqueira, country manager da DS SolidWorks Brasil.

Segundo o executivo, atender às necessidades dos fabricantes da indústria de petróleo e gás nas áreas de projeto e desenvolvimento de produtos e engenharia de sistemas envolve desafios diferentes no mercado global de energia. “Desenvolver equipamentos confiáveis para o setor de petróleo e gás tornou-se cada vez mais importante não apenas pelos altos custos de energia, mas também devido ao maior investimento necessário para encontrar e explorar novos campos, o que normalmente envolve métodos mais complexos e de maior risco”, detalha Siqueira.

Para essa edição do evento, a expectativa é receber cerca de 35 mil pessoas. Em 2006, o Rio Oil & Gas contou com 800 expositores e profissionais participantes de 26 países, que discutiram os principais temas relativos às inovações tecnológicas no setor. “Nosso objetivo é levar a público como as tecnologias de projeto 3D e simulação podem auxiliar projetistas e engenheiros no desenvolvimento de produtos cada vez melhores e com mínimo esforço”, revela Siqueira. Para contemplar essa necessidade, está prevista a apresentação de uma série de novos recursos do software SolidWorks Simulation durante os quatro dias de evento.

Expansão no mercado carioca

 A atuação da DS SolidWorks no Rio de Janeiro conta com a expertise e o conhecimento local da revenda MechWorks. Em conjunto, as empresas suportam fabricantes de equipamentos, estaleiros e empresas de engenharia do Estado, como Petrobras, Estaleiro EISA, FMC Technologies, Wellstream, Halliburton, Subsea, Patriot e FoxOil. “Garantimos o aumento na produtividade de projetos, facilitando o dia-a-dia dos projetistas e engenheiros com recursos de simulação e análise. O software CAD Solidworks garante que o tempo do profissional é aplicado efetivamente no que ele sabe fazer melhor, agregar valor ao produto”, ressalta Jose Luiz Solinho, fundador e diretor geral da MechWorks.

Próxima de atingir a marca de 2.500 licenças implantadas somente no Rio de Janeiro, a MechWorks inaugurou um novo centro de treinamento na cidade e prepara a mudança para uma nova sede. “Como a demanda por nossos cursos cresceu muito, investimos em uma nova estrutura de treinamentos que já está operando a 80% de sua capacidade, com aulas durante todo o dia, à noite e aos sábados”, revela Solinho. A nova sede, localizada no Le Monde Office, mais novo e moderno empreendimento comercial na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, deve ser inaugurada nos próximos meses. “Os novos empreendimentos aumentam nossa responsabilidade em continuar focados em oferecer aos nossos clientes os melhores serviços de forma a garantir máximo retorno sobre seu investimento em tecnologia CAD”, resume Solinho.

Sobre a Dassault Systèmes SolidWorks Corp.

A Dassault Systèmes SolidWorks Corp., uma empresa da Dassault Systèmes S.A. (Nasdaq: DASTY, Euronext Paris: #13065, DSY. PA), desenvolve e comercializa softwares de projeto mecânico, análise e gerenciamento de dados de produtos. A empresa é líder no fornecimento de tecnologia CAD 3D, oferecendo software intuitivo e de alto desempenho que auxilia as equipes de design e engenharia a projetarem produtos superiores.
 
No Brasil, a DS SolidWorks atua desde 1998 e conta com 14 revendas. Entre seus mais de 4.000 clientes regionais, destacam-se: Dedini, Fabrimar, Gerdau, Amanco, Romi, Bosch, Jumil Máquinas Agrícolas, Marcopolo, Petrobras, INPE, NUCLEP e WEG. A sede da companhia para a América Latina está localizada em São Paulo. Para obter mais informações, visite o site da empresa www.solidworksbrasil.com.br.

Sobre a MechWorks

A MechWorks Tecnologia, revenda certificada da SolidWorks no Rio de Janeiro, comercializa e implanta softwares de projeto mecânico, análise e gerenciamento de dados de produtos. Atua no mercado carioca há 15 anos, fornecendo a solução SolidWorks para os diversos segmentos da indústria, com uma base instalada superior a 2000 licenças distribuídas por clientes como a FMC Technologies, Halliburton, Wellstream,  Subsea, a Nuclep, a Petrobrás, entre outros. Para mais informações, acesse o site www.mechworks.com.br.

Serviço
Rio Oil & Gas Expo and Conference
Data: 15 a 18 de setembro de 2008
Local: Riocentro - Rio de Janeiro (RJ)