Livro trata de aplicação de fluidos de corte na retificação

Fonte: Portal CIMM com informações do site da editora Artliber - 03/09/08

Foto: Site da editora Artliber

A coletânea Aplicação e Utilização dos Fluidos de Corte nos Processos de Retificação  apresenta uma revisão dos princípios básicos envolvidos na seleção, aplicação, manutenção correta e nos meios de descarte dos diferentes tipos de fluidos de corte disponíveis para utilização em processos de retificação. Também aborda os procedimentos padrão de descarte dos diferentes tipos de fluidos, de acordo com os padrões ambientais vigentes, e a forma como as técnicas de gerenciamento dos fluidos de corte podem diminuir os custos finais de descarte.

A maior ênfase foi dada ao processo de retificação, que é utilizado para os casos que necessitam de grande precisão dimensional, qualidade superficial e estudo de custos. São apresentados também estudos sobre a influência da intensidade de pressão e vazão do fluido de corte no comportamento do processo de retificação do tipo tangencial plana, sobre a proliferação de microorganismos no fluido de corte e, finalmente, sobre a forma e quantidade de aplicação de fluido que geram influências diretas em algumas das principais variáveis de saída do processo.

O livro tem autoria de Eduardo Carlos Bianchi e de Paulo Roberto Aguiar, professores de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica da UNESP, respectivamente, e de Bruno Amaral Piubeli, aluno bolsista de Iniciação Tecnológica Industrial pelo CNPq. No site da editora, a coletânea está a venda por R$27,00.


Tópicos: