Oportunidade no Programa de Especialização em Engenharia da Embraer

Fonte: Site da Embraer - 02/09/08

O PEE - Programa de Especialização em Engenharia da Embraer foi instituído em 2001 com o objetivo de preparar Engenheiros recém-formados para atuarem nas áreas de engenharia da Empresa. O PEE utiliza-se de uma estratégia pedagógica de aceleração do aprendizado, buscando combinar a carga de especialização técnica com a transferência de conhecimento multidisciplinar.

O Programa, em parceria com o ITA, oferece a oportunidade de titulação no Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica - Stricto Sensu, reconhecido pela CAPES / MEC. Treze turmas já ingressaram no PEE de forma escalonada, perfazendo um total de 960 profissionais, dos quais 796 já concluíram o Programa e foram imediatamente contratados pela Embraer, enquanto que os demais estão em preparação nas instalações da Empresa.

A duração do PEE é de 18 meses em regime de dedicação integral e nesse período os Engenheiros são bolsistas de pós-graduação e recebem benefícios. Cerca de 40% do Programa é destinado à execução de projetos em equipes. A carga horária é composta por atividades como aulas, palestras, projetos, visita às áreas da Empresa e horas de estudo, totalizando cerca de 2.600 horas por aluno. As aulas são ministradas por professores universitários, especialistas da Embraer, consultores de diversos países, fornecedores, e o Programa conta também com um time seleto de mentores para as atividades de projeto em equipe. As especializações acontecem nas áreas tecnológicas como aerodinâmica, estruturas, comandos de vôo, suporte ao cliente, aviônica, elétrica e eletrônica, softwares embarcados, entre outros.

A diretriz pedagógica do PEE é especializar os Engenheiros em matérias de conteúdo técnico, integrando este conhecimento ao uso de sólidas ferramentas de participação em times multidisciplinares de projeto, mantendo sempre sintonia com a visão de negócios em atendimento às necessidades dos clientes Embraer. Durante o Programa, a visão sistêmica é estimulada no profissional através de ações como o aprimoramento das habilidades em comunicação, a valorização do relacionamento interpessoal e da ética profissional, e o conhecimento da cultura, das pessoas e da estrutura da empresa.

São elegíveis ao PEE engenheiros graduados há, no máximo, dois anos em relação ao ano de ingresso no Programa. São selecionados em média 100 engenheiros por ano através de processo classificatório realizado nacionalmente.

Requisitos
  • Graduados em Engenharia entre Janeiro/2006 e Junho/2008 nas modalidades Civil, Computação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Materiais, Naval, Produção ou outras relacionadas a estas
  • Graduados em Engenharia no ano de 2005 que estejam em cursos de pós-graduação nas modalidades de interesse
  • Inglês fluente
Mais informações no site http://www.embraer.com.br/portugues/content/recursos_humanos/pee.asp