Plástico Verde movimentou debates na Interplast 2008

Foto: Divulgação

A Interplast mobiliza os profissionais e empresários do mercado de plástico até sexta-feira, dia 29, em Joinville. A movimentação na Expoville para conhecer as principais novidades dos 500 expositores da cadeia de plásticos está dentro das expectativas dos organizadores. A feira deve receber um público de 25 mil visitantes até o encerramento.

Nesta terça-feira começou a programação do Cintec Plásticos - Congresso de Inovação Tecnológica. O evento contou com a participação do diretor de comunicação da Braskem, Nelson Letoif que, junto com a engenheira Leonora Maria Novaes, apresentou aos participantes o “Plástico Verde”, produto pioneiro no Brasil feito com matéria-prima 100% renovável. A Braskem é a primeira empresa brasileira a assinar a “Declaração Internacional de Produção Limpa” junto à ONU.

O plástico verde é feito do bagaço de cana de açúcar e a Braskem, a principal petroquímica do Brasil e líder no segmento de resinas termoplásticas, já possui três patentes do produto que está em fase de testes no Rio Grande do Sul.

O primeiro produto no Brasil a empregar o plástico verde é um brinquedo da marca Estrela, relançado em julho: o famoso Banco Imobiliário.

O presidente do Simpesc, Albano Schmidt também fez questão de acompanhar a palestra da Braskem e prestigiar o Cintec. Ele registrou que dos 300 participantes do congresso, a grande maioria é de outros estados o que estimula a troca de experiências e o intercâmbio de informações, favorecendo a criação de novos conceitos e tecnologias.

Outro ponto interessante no Cintec é que ele é organizado pela Sociesc, instituição que oferece um dos 4 Cursos de Engenharia de Plásticos existentes na América Latina. O outro existente no Brasil é oferecido pela Ulbra no Rio Grande do Sul. A primeira turma de engenheiros de plásticos formados pela Sociesc recebe o título em 2009, mas,mesmo antes da formatura, já está toda empregada. Todo mês a Sociesc recebe pedidos por profissionais vindos de diversas empresas do País, especialmente de São Paulo.

Compósitos verdes

O pesquisador indiano Kestur Gundappa Satyanarayana, Ph.D. em metalurgia e física, estará em Joinville nesta quarta-feira, 27 de agosto. Professor visitante titular do Departamento de Química da UFPR, onde orienta alunos de mestrado e doutorado, Satyanarayana - uma das maiores autoridades em sua área - vem a Joinville ministrar palestra no Cintec Plásticos. O pesquisador atua há 30 anos na área de compósitos verdes e no desenvolvimento de novos materiais baseados em resíduos agroindustriais.

Outra palestra que promete chamar a atenção é o representante da Editora Aranda, Samuel Antenor que fala sobre “Sacolas Plásticas”. A organização do Cintec é da Sociesc.



Serviço:
Interplast 2008 – Feira e Congresso Nacional de Integração da Tecnologia do Plástico
Data: 25 a 29 de agosto
Local: Megacentro Expoville - Joinville/SC

Cintec 2008 Plásticos - Congresso de Inovação Tecnológica
Data: 26 a 29 de agosto
Palestras técnicas e Minicursos
Horário – das 14 às 19 horas
Local: Auditório da Expoville

Saiba mais sobre o evento no site: http://feiras.messebrasil.com.br/interplast/

Tópicos: