Inscrições abertas para o 1º Seminário Madeira Energética


Organizado pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética - INEE, o evento acontecerá nos dias 2 e 3 de setembro, na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro.

Serão abordados temas como a produção da biomassa da madeira para energéticos e debates técnicos como o uso da densificação, do carvoejamento e da pirólise. As dimensões econômica, social e ambiental do uso energético da madeira também serão amplamente analisadas e discutidas. Confira a programação completa.

O seminário propõe mostrar as diferentes realidades relacionadas a esta fonte de energia a partir da apresentação de uma proposta de política governamental para o uso energético da madeira, elaborada pelo INEE como um documento provocativo. No Brasil, a madeira energética possui uso industrial tanto para produzir calor pela sua queima direta em indústrias de cerâmicas, papel e gesso, quanto para ser convertida em carvão vegetal e usada como fonte de energia e redutora na produção de ferro gusa.

O principal objetivo do seminário é mostrar a necessidade de regulamentação da produção e comercialização da biomassa da madeira e seus derivados para fins energéticos, de modo a inviabilizar economicamente o uso de madeira nativa e garantir ao Brasil uma liderança nesta forma de energia renovável e potencialmente muito competitiva.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento e custam R$ 500,00.

Serviço:

1º Seminário Madeira Energética - MADEN 2008

Uso eficiente com preservação ambiental
Data: 2 e 3 de setembro
Local: Academia Brasileira de Ciências
Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar – Centro
Para mais informações telefone para (21) 2532-1389

Tópicos: