Febramec reuniu empresas do setor em Caxias do Sul

A Feira está sendo realizada em Caxias do Sul e reúne 200 expositores

Foto: Silas Abreu

A 14ª Febramec (Feira Brasileira da Mecânica) começou com estimativa de receber 20 mil visitantes e gerar R$ 91 milhões em negócios. Realizada no Pavilhão da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), o evento é dirigido a técnicos da indústria e empresários. 
 

Vice Presidente da Abimaq Corrado Valo

Na abertura da feira o vice-presidente da Associação Brasileira de Máquinas, Corrado Wallo, apresentou os resultados do setor no último semestre. Até julho houve um crescimento no consumo aparente (produção local + importação -exporatação) de 32,7%. O setor tem apresentado faturamento mensal em torno de 6 bilhões de reais. Apesar disso existe a preocupação com a queda no rendimento do setor devido à alta de 40% no preço do aço, que não foi repassado aos clientes para evitar a perda de competitividade em relação às máquinas importadas, favorecidas pela baixa cotação do dólar.
 
Corrado destacou algumas das conquistas da gestão atual da Abimaq, como a redução do imposto de importação para chapa grossa de aço (que caiu a 0% para determinados equipamentos) e o fim da taxa flat, de 4%, que incidia sobre o financiamento de máquinas e equipamentos agrícolas. A intenção é favorecer os investimentos no país, já que, como foi destacado pelos membros da Abimaq na abertura, ninguém compra máquinas sem a intenção de produzir. 
 
A Febramec teve pouco movimento nos primeiros dias, terça e quarta-feira. Como de costume, o maior movimento acontece nos últimos dias da feira. Mesmo assim algumas empresas já fecham negócios nos primeiros dias. A Cosa, por exemplo, vendeu uma máquina para a Metalmaq na quarta-feira.

Gustavo Camilo, do departamento de vendas da Prensas Gutmann, também acredita que a feira tem um bom potencial para gerar negócios. É a segunda vez que a empresa, que é responsável por 40% do mercado de prensas, participa da Febramec. Já Wanderlei Goya, da Bener, achou o movimento da feira estava abaixo das expectativas e que as muitas feiras realizadas pelo setor dividem demais os participantes. A Bener comercializa máquinas-ferramenta de marcas como a Veker e a Magnun-Cut e participa da Febramec há 9 anos.
 

Saiba mais sobre a programção a Febramec 2008 no site www.febramec.com.br.


Tópicos: