Lançamento da Weg: inversor de frequência CFW11

Foto: Weg

A Weg lança o inversor CFW11, que define um novo conceito para inversores de freqüência de uso geral em baixa tensão.

Nesta primeira etapa estão sendo lançados modelos com alimentação trifásica em 380-480 V, com faixa de potência de 2 a 60 cv e com alimentação monofásica e trifásica em 200-240 V, com faixa de potência de 1 a 40 cv (com alimentação monofásica até 3 cv). Estão em desenvolvimento novos modelos que, em breve, ampliarão a faixa de potência para até 2.000 cv.

“Este é o produto mais completo no mercado de inversores de freqüência”, garante Adalberto Rossa, do departamento de Desenvolvimento de Produtos de Automação. “A Weg aplicou a mais avançada tecnologia mundial no desenvolvimento deste inversor”, complementa Carlos A. Hümmelgen, também do Desenvolvimento de Produtos. O principal diferencial da linha CFW11 é o grande elenco de funções, acessórios e opções disponíveis num mesmo produto.

Para Norton Petry, gerente de Desenvolvimento de Produtos, o CFW11 é o inversor mais completo do mercado, incorporando as últimas tendências deste segmento. “O conceito plug and play permite ao usuário configurar o inversor de forma rápida e fácil, pois o produto praticamente se autoconfigura”, afirma Norton, destacando também o fato de o inversor ter sido desenvolvido totalmente “em casa”, pela equipe da própria Weg.

Todo o projeto do inversor foi baseado na filosofia plug-and-play (conecte e use). O inversor reconhece e configura automaticamente os acessórios e opcionais, possibilitando instalação simples e rápida.

Cada modelo tem duas especificações de corrente nominal, ND e HD, do inglês Nomal Duty e Heavy Duty, a qual deve ser escolhida pelo usuário dependendo da sobrecarga exigida pela aplicação em questão.

Regime de sobrecarga normal (ND)

Capacidade de sobrecarga:
• 110% por 60 s
• 150% por 3 s

Exemplos de aplicações: compressores a parafuso, compressores a pistão, pontes-rolantes para movimentos de translação e direção, esteiras transportadoras sem sobrecarga, bombas centrífugas e ventiladores.

Regime de sobrecarga pesada (HD)

Capacidade de sobrecarga:
• 150% por 60s
• 200% por 3s

Exemplos de aplicações: esteiras transportadoras com sobrecarga, pontes-rolantes para o movimento de elevação, britadores, laminadores, elevadores, trefiladeiras, moinho de bolas e moinhos de martelo.

Interface USB

Para conexão com microcomputador, possibilitando a utilização do software Superdrive, destinado à parametrização, comando e monitoração dos inversores CFW11. Além do mais, a interface USB permite, de maneira simples e rápida, a atualização do firmware do inversor.

Interface Homem-Máquina

(IHM) com display gráfico, backlight e teclas soft-keys que permitem a programação e operação do inversor de forma simplificada. O projeto da IHM foi baseado no conceito utilizado em telefones celulares.

• Filtro RFI interno opcional para todos os modelos, que permite atender os requisitos da normaI EC61800-3 quanto à emissão conduzida.
• Gerenciamento térmico inteligente do inversor, com monitoração da temperatura do dissipador do ar interno nos cartões eletrônicos, possibilitando proteção total dos IGBTs e do inversor como um todo.
• Controle inteligente do ventilador do dissipador, sendo o ventilador ligado ou desligado automaticamente, dependendo da temperatura dos módulos de potência. A velocidade e o número de horas de operação são monitorados e indicados em parâmetros correspondentes. São geradas mensagens de alarme ou falha associadas a essas variáveis.
• Todos os modelos têm IGBT de frenagem incorporado na versão padrão do produto.
• Estão disponíveis quatro tipos de controle: V/F (controle escalar), VVW (controle vetorial de tensão), vetorial sensorless e vetorial com encoder.
• É possível montar a parte do dissipador do inversor para fora do painel (montagem em flange), com grau de proteção IP54. Essa característica, aliada à especificação de temperatura ambiente máxima de 50° C e à possibilidade de se montar o inversor sem espaços livres nas laterais (montagem lado a lado), permite reduzir o tamanho do painel para montagem do inversor e, em muitos casos, eliminar a ventilação forçada dentro do painel.
• O ventilador do dissipador é facilmente destacável do produto para limpeza ou substituição.
• Temperatura ambiente de operação entre -10 e 50° C. É possível operar em temperatura ambiente de até 60° C com redução de corrente.
• Todos os modelos têm indutores no barramento CC simetricamente conectados aos terminais positivo e negativo. Dessa forma, é possível instalar o CFW11 em qualquer rede elétrica de alimentação, sem exigência de impedância mínima. Além disto, obtém-se um alto fator de potência de entrada (0,95 para alimentação trifásica), sendo possível atender os requisitos da norma IEC61000-3-12 com relação a harmônicas de baixa ordem da corrente consumida da rede.
• Módulo de memória flash incorporado ao produto-padrão. Permite a criação de aplicativos usando a função SoftPLC, backup automático do conteúdo dos parâmetros do inversor e atualização da versão de firmware.

SoftPLC é um recurso que incorpora ao CFW11 as funcionalidades de um CLP, agregando flexibilidade ao usuário e permitindo-lhe desenvolver seus próprios aplicativos (programas de usuários). A função SoftPLC está disponível no produto-padrão.

Linguagem Ladder – software WLP; acesso a todos os parâmetros e I/Os; 40 parâmetros para o usuário; blocos de CLP, matemáticos e de controle; download, upload e monitoração online; memória de 15.360 bytes.